Caldo de cana baixa pressão? Saiba de que forma a bebida pode afetá-la

Sem dúvidas, o calor é o clima perfeito para tomar um caldo de cana. Ele é refrescante, saboroso e, por incrível, bastante nutritivo. Inclusive, há quem diga que ele ajuda a diminuir a pressão arterial, mas será que isso é verdade mesmo? Se você ficou curioso para saber, venha com o SaúdeLab e entenda se o caldo de cana baixa a pressão, e de que forma a bebida pode afetá-la.

A princípio, a hipertensão é uma condição de saúde que, quando não recebe os cuidados necessários, pode ser muito problemática, em especial para o sistema cardiovascular. Os danos nos vasos e no coração a longo prazo são devastadores. Logo, conhecer alimentos que podem ajudar a melhorar os níveis de pressão arterial, e incluí-los na dieta, pode fazer toda a diferença na saúde dos hipertensos.

O grande problema do caldo de cana

De antemão, não dá pra comentar se o caldo de cana baixa a pressão sem antes falar sobre o principal defeito dele, que são seus carboidratos. Por ser feito a partir da cana-de-açúcar, ele obviamente possui muito açúcar em sua composição, que por sua vez é puro carboidrato. Consequentemente, ele pode ser extremamente prejudicial para a saúde se consumido em excesso.

No caso, o consumo de açúcar está diretamente ligado à diabetes, tanto como uma das causas, quanto um dos fatores que agrava essa condição. Inclusive, se não fosse pela sua grande quantidade de fibras, o caldo de cana seria quase que proibido para diabéticos. Por outro lado, também vale mencionar que o excesso de açúcar também pode causar problemas hepáticos e levar à obesidade.

Leia mais: Caldo de Cana engorda? Diabético pode tomar? Saiba tudo sobre a bebida

Mas o caldo de cana baixa a pressão ou não?

Apesar de sua grande quantidade de carboidratos, o caldo de cana não deixa de ser benéfico para a saúde em alguns sentidos. Conforme fora dito, ele é uma bebida muito nutritiva, e um de seus nutrientes realmente ajuda no controle da pressão arterial, que é o potássio. Esse mineral costuma estar associado ao bom funcionamento dos músculos, mas é através dele que podemos afirmar que de fato o caldo de cana baixa a pressão.

No caso, o potássio favorece a entrada do sódio nas células. O sódio, por sua vez, é o principal composto capaz de elevar a pressão arterial. Com a entrada dele nas células, sua quantidade nos vasos sanguíneos é diminuída, o que consequentemente também diminui a pressão arterial. Obviamente que não é porque o caldo de cana baixa a pressão que ele pode substituir quaisquer tratamentos, mas ele não deixa de ser um aliado da saúde.

Outros benefícios do caldo de cana

  • Mantém a saúde do intestino: a presença de fibras no caldo de cana não só retarda o efeito dos carboidratos sob a glicemia, como também promove um melhor funcionamento intestinal, favorecendo a saúde dele e os processos digestivos.
  • Contém antioxidantes: os antioxidantes são compostos responsáveis pelo combate dos radicais livres, que causam o envelhecimento precoce e doenças neurodegenerativas.
  • Mantém o corpo hidratado: não é à toa que o caldo de cana é tão refrescante. Juntamente com o açúcar, a água é um dos principais componentes dele, o que garante uma boa hidratação.
  • Fortalece os dentes: além do potássio, o caldo de cana também apresenta minerais como o fósforo e magnésio. Uma das funções deles é compor o esmalte que protege os nossos dentes.

Leia mais: Caldo de cana é remoso? Saiba agora se deve tomar em período de cicatrização

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915