Em tratamento contra o Câncer de Cólon, Pelé volta a ser internado

O rei do futebol foi internado para reavaliação de tratamento de câncer

O mundo do futebol ficou preocupado com a internação do rei do futebol. Pelé de 82 anos deu entrada no hospital apenas para uma reavaliação da quimioterapia. O ex-jogador de futebol está em tratamento para um câncer de cólon desde setembro de 2021. Por isso, o blog SaúdeLAB explica para você um pouco dessa doença que elevou o rei do futebol para internação.

Familiares tranquilizam os fãs do Rei Pelé

Em plena Copa do Mundo, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, foi internado no Hospital Albert Einstein. Muitos jogadores, ex-jogadores e fãs ficaram preocupados. Contudo, o boletim médico divulgado pelo hospital afirmou que ele passou por uma reavaliação do tratamento de quimioterapia, por conta de um câncer de cólon.

Segundo a nota, Pelé está em pleno controle das funções vitais e com condição clínica estável. Ele apenas passou pela reavaliação e foi levado para um quarto comum. O ex-jogador retirou o tumor em 2021, e continuou realizando o tratamento de quimioterapia, e segue todos os meses fazendo exames periódicos de acompanhamento.

O filho de Pelé, Joshua Nascimento declarou ao Portal Uol Esportes que o pai está bem e que apenas realizou exames para controle.

Leia mais: Simony fala do tratamento de radioterapia na luta contra o câncer de intestino

O que é Câncer de Colón?

Foi durante exames de rotina anuais que Pelé descobriu que estava com um tumor no cólon direito, próximo da região do intestino grosso. Saiba que este tipo de câncer é muito comum no Brasil e ele está completamente relacionado aos nossos hábitos de vida.

Portanto, é muito importante ter hábitos saudáveis para prevenir o aparecimento de tumores. Apenas no Brasil, quase 41 mil casos são diagnosticados por ano. Ele atinge principalmente o intestino grosso, ocorre na maioria após os 50 anos.

No caso do rei do futebol ele tem câncer de cólon do lado direito, onde a parede é fina e contém líquido, surgindo assim sangramentos na região. Em alguns casos é claro. No cólon esquerdo o tumor quando fica deste lado possui um lúmen menor, sendo muito comum fezes semissólidas e obstrução intestinal.

Quais os sintomas?

Primeiramente, você deve saber que este tipo de câncer se desenvolve de forma lenta, e por muito tempo o paciente não sente sintomas. Sendo silencioso ele vai apresentar sintomas claros apenas em um estágio mais avançado da doença.

Deste modo, os sintomas mais comuns é sangue nas fezes, diarreia, prisão de ventre, dor abdominal, fraqueza, anemia, perda de peso, alteração nas fezes (como finas e compridas).

Assim como Pelé, o ator Chadwick Boseman tinha câncer de cólon e faleceu em decorrência da doença que ele tratava há quatro anos. Isso mostra que jovens também podem desenvolver o tumor no cólon, e a melhor forma de prevenir é manter uma dieta rica em frutas e vegetais. Evitar comidas processadas, bebidas alcoólicas e praticar atividade física regularmente.

Leia mais: Celso Portiolli: quais os sinais e sintomas de câncer na bexiga?

Se você é amante da vida saudável ou deseja melhorar os seus hábitos alimentares, certamente já deve ter ouvido falar sobre o matchá. Afinal de contas, ele é um dos grandes queridinhos de quem busca mais saúde. No entanto, os benefícios dessa bebida são tantos que muitos deles acabam passando despercebidos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação