Abacate: como comprar, armazenar, limpar e preparar para o consumo

Rico em proteínas, o abacate é um dos frutos com o mais alto teor de gordura.

O abacate é um fruto nativo mexicano, pertencente à família da lauráceas, o mesmo já era cultivado antes mesmo da colonização espanhola. Atualmente, é consumida por milhões de pessoas em todo o mundo. Os abacateiros encontrados no Brasil podem chegar até vinte metros de altura. Ademais, o seu período de safra ocorre entre os meses de fevereiro a agosto. Portanto, confira todas as informações do SaúdeLab sobre o assunto.

Veja todos os benefícios do abacate

Rico em proteínas, o abacate é um dos frutos com o mais alto teor de gordura, vitaminas, açúcares e fósforo. Assim, pessoas em busca de ganho muscular costumam inserir o alimento em suas dietas e usam sua gordura para substituir alimentos pouco saudáveis.

O abacate protege os olhos, melhora significativamente doenças inflamatórias, contribui para o controle do colesterol. Além disso, previne o envelhecimento precoce, ajuda a controlar a pressão arterial, contribui na prevenção de câncer e colabora com o controle do estresse.

Trata-se de uma fruta extremamente versátil e popular em todo o mundo, mas muitas pessoas não sabem que ele é considerado um fruto único por causa de sua estrutura interna. Ao contrário da maioria das frutas, que têm uma polpa macia ao redor de uma ou mais sementes. Inclusive, o abacate tem um grande caroço no centro, com a polpa cremosa envolvendo-o. Além disso, é um dos poucos alimentos que contém gordura monoinsaturada saudável para o coração, tornando-o uma opção nutritiva para uma variedade de pratos.

Como escolher o abacate na hora de comprar

Para escolher o abacate ideal, são necessários seguir três passos. O primeiro é conferir a cor do fruto, é preciso estar atento a sua tonalidade, pois conforme vai amadurecendo ele vai escurecendo. Em grande maioria, um verde bem escuro indica que o abacate já está pronto para o consumo.

Com o toque também é possível identificar o ponto ideal, basta segurá-lo no meio, e apertar gentilmente usando a palma toda.  Caso esteja maduro ele estará levemente macio. Quando já passou do ponto o fruto estará completamente macio.

Por último mas não menos importante, o cheiro pode ser um dos grandes aliados na identificação do fruto maduro, o abacate maduro exala um cheiro forte, mas não excessivamente.

Veja também: Como congelar abacate e evitar que ele acabe estragando?

Como armazená-lo de maneira correta

O abacate costuma madurar rapidamente, e para manter sua duração é possível optar por duas formas de conservação: a primeira é banhar o fruto em suco de limão e em seguida embrulhado num plástico filme, levar a geladeira por até dois dias.

Outra maneira de armazená-lo e garantir uma maior durabilidade do fruto é amassar ou liquidificar sua polpa com algumas gotinhas de limão, em seguida congelar em formas de gelo. Ele pode ser mantido no freezer por até um mês.

Como higienizar o abacate

Lavar o fruto em água corrente e logo em seguida deixar o fruto de molho na água misturada com bicarbonato de sódio ou vinagre por até 15 minutos, em seguida enxaguar em água corrente para consumi-lo.

Maneiras de consumir o abacate

O abacate é um alimento muito versátil, pode ser utilizado em pratos doces ou salgados, além de vitaminas, sorvetes, saladas, molhos e muito mais.

Veja também: Abacate Engorda ou Emagrece? Conheça 9 benefícios

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação