Book Appointment Now
Cerveja baixa a pressão arterial, ou isso é apenas mito? Entenda
Será que cerveja baixa a pressão mesmo? A princípio, existe muita polêmica quanto ao consumo de cerveja e os efeitos que ele pode ter na nossa saúde. Sempre ouvimos falar que ela é uma bebida prejudicial, mas a confusão começa quando precisamos falar sobre o impacto exato que ela pode ter.
Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab e descubra se é verdade que a cerveja baixa a pressão arterial, ou se isso é apenas mito.
De maneira geral, os nossos vasos sanguíneos contam com diferentes mecanismos para garantir a circulação do sangue pelo corpo. Um deles é a manutenção de uma pressão arterial constante.
O problema é que ela pode ser desregulada por múltiplos fatores, como é a alimentação. E quanto isso ocorre, o organismo sofre problemas cardiovasculares graves, especialmente a longo prazo.
Beber cerveja baixa a pressão ou não?
Sem dúvidas, o grande problema das bebidas alcóolicas para a saúde é o próprio álcool contido nelas. Geralmente ele é associado à danos hepáticos, visto que o álcool é uma substâncias extremamente nociva para a função e células do nosso fígado.
Entretanto o impacto dele vai para muito além do fígado, podendo atingir o sistema cardiovascular, Uma das formas em que isso ocorre é justamente através da pressão arterial.
No caso, acredita-se que, quando no nosso organismo, o álcool provoca a constrição dos vasos. Ou seja, ele deixa os vasos sanguíneos mais rígidos do que o normal. Consequentemente a pressão corrente neles é elevada.
Portanto, não podemos afirmar que a cerveja baixa a pressão pois o álcool exerce justamente o efeito contrário, sendo então um perigo para pessoas que sofrem de hipertensão.
A cerveja em específico ainda sofre com outros tipos de problemas
De antemão, em comparação com outras bebidas alcóolicas, especialmente as destiladas, a cerveja tem um teor alcóolico menor. À primeira vista isso é uma vantagem, mas em compensação, ela é uma bebida extremamente rica em carboidratos e calorias.
Estes levam ao ganho de peso, que é mais um fator de risco para os vasos e coração. Ou seja, não há como dizer que a cerveja baixa a pressão, mas ela sem dúvidas é nociva para o sistema cardiovascular.
Quais alimentos de fato podem reduzir a pressão?
Por fim, agora que você entendeu a questão de se a cerveja baixa a pressão arterial, é bom conhecer alguns dos alimentos que de fato exercem esse efeito. Enquanto a pressão costuma ser elevada por compostos como o álcool e o sódio, o potássio e alguns compostos bioativos fazem justamente o contrário.
Sob esse ponto de vista, os principais exemplos de comidas que reduzem a pressão arterial são:
- Uva
- Mirtilo
- Romã
- Ameixa
- Alho
- Água de coco
- Iogurte
- Beterraba
- Chá verde
- Cúrcuma
- Gengibre
Tendo em mente que estes são os alimentos que baixam a pressão, não podemos deixar de observar que esse efeito não é necessariamente nocivo para a nossa saúde. Muito pelo contrário, através deles podemos controlar a melhor a pressão dos vasos, combatendo a hipertensão e outros problemas vasculares.
Leia mais: