Chá de canela de velho é um poderoso remédio para as dores nas articulações; veja outros benefícios

Conheça os benefícios do chá de canela de velho!

A planta popularmente conhecida como canela de velho no Brasil apresenta propriedades analgésicas e anti-inflamatórias que atuam diretamente nas dores que se desenvolvem nas articulações e possui o nome científico Miconia albicans. Entretanto, seus benefícios vão muito além, e o chá de canela de velho pode ser indicado para diversos tratamentos. Assim, confira hoje no SaúdeLab tudo que a sua saúde ganha com a ingestão dessa bebida.

Ademais, o chá de canela de velho pode ser encontrado na forma de saches ou folhas secas, tanto em farmácias quanto em herbanários ou casas de produtos naturais. Dessa forma, para saber como preparar o chá e verificar o consumo adequado, confira a matéria que preparamos abaixo. Além disso, veja como se atentar aos possíveis efeitos colaterais e contraindicações!

Os benefícios do chá de canela de velho

A canela de velho é uma planta que contém, em suas folhas, propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, antioxidantes, antitumorais e hepatoprotetoras. Assim, além de aliviar as dores nas articulações, o chá feito com elas também confere diversos outros benefícios à saúde. Veja agora quais são eles!

chá de canela de velho
A canela de velho é uma planta muito popular no Brasil. Confira os benefícios do chá feito com suas folhas. Fonte: Wikimedia Commons..

O que a sua saúde ganha com as folhas de canela de velho

Diminuição das dores nas articulações

Esse é o benefício mais popular: de fato, o chá de canela de velho tem ação antinociceptiva, a qual reduz a percepção e a transmissão dos estímulos que provocam dores nas articulações. Assim, ele é um poderoso aliado em processos de tratamento de artrites, tendinites, artrose, torcicolos, dores crônicas na coluna, torções, bursites, osteoartrite, artrite reumatoide etc.

Auxílio na digestão

Poucos sabem que o chá de canela de velho também é eficaz na prevenção e melhora de distúrbios do estômago e intestino, como má digestão, azia, inchaço e gases intestinais.

Melhora da aparência da pele

Por conter alto teor de antioxidantes, o chá de canela de velho também protege as células do corpo contra os radicais livres. Assim, ele acaba, em longo prazo, prevenindo o envelhecimento da pele e mantendo-a saudável.

Controle da diabetes

O chá de canela de velho também atua reduzindo os níveis de açúcar no sangue, além de controlar a taxa de glicose do organismo. Desse modo, ele é excelente como tratamento complementar para casos de pacientes com diabetes.

Prevenção de doenças cardíacas

Por controlar os níveis de açúcar no sangue, o chá de canela de velho também é eficaz na prevenção de doenças do coração, como infarto e aterosclerose, já que o excesso de açúcar no organismo acaba gerando problemas circulatórios e cardiovasculares.

Ajuda na eliminação da gordura no fígado

As folhas de canela de velho possuem ação diurética, a qual acaba reduzindo o nível de triglicerídeos no sangue. Dessa maneira, o chá pode auxiliar na regeneração do fígado e na prevenção da esteatose hepática.

Prevenção contra o câncer

O chá de canela de velho contém altos teores de flavonoides, substâncias que ajudam na prevenção ou na desaceleração do desenvolvimento de certos tipos de câncer. Do mesmo modo, a planta ainda possui propriedades antimutagênicas, que inibem a síntese de proteínas das células cancerígenas, fazendo com que elas não se repliquem. Assim, ela acaba protegendo as células contra os danos no DNA, evitando o surgimento de tumores.

Como fazer o chá

Ingredientes

  • 1 xícara de água quente;
  • 10 a 15g de folhas secas de canela de velho;

Modo de preparo

Após ferver a água, coloque-a num recipiente e adicione as folhas de canela de velho. Em seguida, tampe o local e aguarde por cerca de 10 minutos. Por fim, basta coar o chá e beber. A ingestão recomendada é de até 2 xícaras por dia, de preferência nos horários da manhã e noite.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais da ingestão do chá de canela de velho estão associados ao consumo excessivo. Nesse caso, pode ocorrer sensação de mal estar e dores no estômago.

Quem não deve tomar o chá

O chá de canela de velho não pode ser ingerido por grávidas, lactantes, crianças e pessoas que tenham alergia à planta. Ademais, por conter propriedades que atuam diretamente sobre as funções vitais do organismo, é recomendado que a ingestão do chá seja feita de acordo com a orientação de um médico especialista, principalmente nos casos de pacientes que sofrem de diabetes, doenças no fígado ou no sistema cardiovascular.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação