Chá de Guaco: esse é bom para tosse e muito mais! Conheça vários benefícios

Famoso em todo Brasil, o guaco tem efeitos poderosos que você precisa conhecer hoje!

Você já ouviu falar em guaco? Proveniente da América do Sul e muito encontrada no Brasil, esta é uma planta medicinal muito conhecida pelos benefícios que proporciona à saúde respiratória. Entretanto, ela pode conferir ainda muitos ganhos ao organismo. Assim, veja hoje no SaúdeLab todas as vantagens que o chá de guaco pode oferecer a você!

De nome científico Mikania glomerata, o guaco também é conhecido como Erva de Bruxa, devido a seus efeitos medicinais. Ademais, é uma planta rasteira que pode ser encontrada em margens de rios ou locais com grande incidência de água. Em todo caso, você também pode encontrá-la à venda em casas de produtos naturais. Assim, confira agora quais são seus benefícios!

Entenda os benefícios do guaco

O guaco é uma planta rica em cumarina, flavonoides e taninos, substâncias que oferecem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e analgésicas. Além disso, ele também proporciona um efeito expectorante e broncodilatador, que pode servir de auxílio em tratamentos contra problemas respiratórios, como a asma e a bronquite. Do mesmo modo, o chá da planta também confere outros benefícios. Confira!

O que a sua saúde ganha com o chá de guaco

Auxílio no tratamento de problemas respiratórios

Quem utiliza o guaco sabe bem que um de seus principais benefícios é o alívio dos sintomas relacionados a problemas respiratórios, como a asma e a bronquite. Nesse sentido, isso ocorre devido à sua função broncodilatadora, proporcionada por uma substância chamada cumarina. Desse modo, o chá de guaco faz com que ocorra uma dilatação dos brônquios do pulmão, facilitando a respiração.

Controle dos sintomas de gripes e resfriados

Além da ação broncodilatadora, o chá de guaco também tem função expectorante. Dessa forma, algumas substâncias presentes nessa planta são capazes de estimular as glândulas do sistema respiratório, gerando a expulsão das secreções deste e aliviando o congestionamento bronco-nasal, geralmente provocado por processos de gripes e resfriados.

Controle de alergias e inibe o efeito de picadas de insetos

O chá de guaco também funciona como um poderoso anti-histamínico, eliminando os agentes causadores de alergias respiratórias e de pele. Nesse sentido, o emplastro feito com as folhas de guaco também alivia picadas de insetos venenosos e ameniza quadros de irritação.

Estimula o funcionamento do intestino

O guaco também é uma planta utilizada para tratar alguns problemas gastrointestinais, pois ajuda a regular o funcionamento interno do intestino. Dessa forma, ela combate diarreias e previne inflamações, evitando que ocorra desidratação no organismo.

Estímulo no tratamento de feridas e eczemas

O chá de guaco também pode ser utilizado na forma de emplastro e colocado sobre algumas regiões da pele que apresentem problemas como eczemas, inchaços, alergias e irritações, aliviando quadros de coceiras, vermelhidão e feridas.

Combate o inchaço do corpo

Outro benefício proporcionado pelo chá de guaco é o combate à retenção de líquidos que pode ocorrer no organismo. Assim, ele age como um poderoso diurético, ajudando na eliminação dos líquidos que ficam retidos nos tecidos do corpo.

Folhas de guaco
Chá de Guaco: esse é bom para tosse e muito mais! Conheça vários benefícios. Foto: Canva PRO

Como fazer o chá das folhas de guaco

Ingredientes

  • 3 gramas de folhas secas de guaco ou 5 gramas das folhas frescas;
  • 150ml de água fervida.

Modo de preparo

Coloque a água fervida em uma xícara e adicione as folhas de guaco. Tampe o recipiente e aguarde cerca de 10 minutos. Em seguida, basta coar e beber. Por ter um gosto levemente amargo, o chá de guaco pode ser adoçado com mel ou misturado com algumas gotas de limão ou um pouco de leite. A ingestão indicada é de, no máximo, até 3 xícaras por dia.

Efeitos colaterais

Algumas pessoas possuem alergia à cumarina presente nas folhas de guaco. Nesses casos, o chá da planta pode ocasionar falta de ar e tosse. Ademais, em casos de consumo excessivo ou uso demasiadamente prolongado, o guaco pode causar hemorragias, diarreia, vômitos e aumento de batimentos cardíacos.

Quem não pode tomar o chá

O chá de guaco não pode ser tomado por pessoas que possuam alergia à cumarina, bem como por gestantes, lactantes e crianças menores de 1 ano de idade. Além disso, indivíduos em tratamento de câncer, ou aqueles que possuem diabetes, doenças no fígado e tuberculose também não devem consumir a bebida.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação