Chá de capim cidreira abaixa a pressão? Entenda seus verdadeiros benefícios

Quem sofre de hipertensão tem de tomar muito cuidado com a alimentação e hábitos de vida. A longo prazo, uma pressão arterial elevada pode causar diversos danos no sistema cardiovascular. Por isso é bom saber o que de fato ajuda a diminuir a pressão dos vasos. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, descubra se o chá de capim cidreira abaixa a pressão e conheça os seus benefícios.

A princípio, o capim cidreira é muito conhecido pelo seu cheiro e suas propriedades, podendo ser chamado também de capim limão. E o consumo dele através de chás oferece incontáveis benefícios para a saúde. Mas assim como todo tipo de erva, o capim cidreira também precisa ser consumido com cuidado. Caso contrário, a grande variedade de propriedades dele pode acabar se tornando um problema.

Principais benefícios do capim cidreira

  • Age como calmante: se você sofre com ansiedade, ou tem tido insônia durante a noite, o chá de capim cidreira pode ser um grande aliado da sua saúde. Ele age como um calmante e sedativo no nosso organismo, ajudando a melhorar a qualidade do sono e amenizar crises de ansiedade.
  • Reduz o colesterol: alguns compostos antioxidantes do capim cidreira, especificamente o geraniol e o limoneno, impedem a oxidação de gorduras, fenômeno que aumenta os níveis de colesterol.
  • Favorece o emagrecimento: quem busca perder peso pode tirar muito proveito dos chás, especialmente do de capim cidreira. Através de suas propriedades diuréticas, ele ajuda a eliminar líquidos excessivos do corpo.
  • Melhora o hálito: não só o odor e sabor do capim cidreira são bem marcantes, como a erva também é antisséptica e antibacteriana. Com isso, ele pode ser empregado para combater o mau-hálito.
  • Ameniza dores: por fim, o chá de capim cidreira é calmante e analgésico, ajudando a diminuir dores diversas, sejam elas musculares ou mais localizadas, como dores abdominais ou de cabeça.

Leia mais: Erva cidreira e capim cidreira: saiba como diferenciar essas ervas medicinais

E o chá de capim cidreira abaixa a pressão? 

Conforme fora dito, o capim cidreira é capaz de acalmar o corpo e favorecer e eliminação de líquidos. Esses dois mecanismos de ação são muito vantajosos para a redução da pressão arterial. No caso, o efeito calmante impede ela de se elevar em situações de estresse, enquanto a eliminação de líquidos diminui diretamente a pressão dentro dos vasos sanguíneos. Então de fato o chá de capim cidreira abaixa a pressão.

Sob o mesmo ponto de vista, também vale mencionar outros motivos pelos quais o chá de capim cidreira abaixa a pressão. Ele apresenta tanto compostos antioxidantes quanto anti-inflamatórios. Estes por sua vez promovem o relaxamento dos vasos sanguíneos e combatem inflamações nos mesmos. Sendo assim, o chá de capim cidreira abaixa a pressão de forma bem eficiente, sendo um aliado na hipertensão.

Outras opções de chás para a hipertensão

Para não ter que depender apenas do capim cidreira, vale a pena conhecer outras ervas que também são capazes de reduzir a pressão arterial. Obviamente que nenhuma delas deve substituir quaisquer tratamentos ou dietas para a hipertensão. De qualquer forma, variar nas opções de chás vai ajudar a reduzir a pressão arterial, e fornecer muitos outros benefícios para a saúde. Sendo assim, confira a seguir alguns outros chás para a pressão:

  • Hibisco
  • Camomila
  • Limão
  • Louro
  • Cavalinha
  • Valeriana
  • Alho

Leia mais: Quem não pode tomar chá de alecrim? Confira as suas contraindicações

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915