Chá de Guaçatonga: conheça seus benefícios e saiba como prepará-lo

A princípio, o Brasil é um país mundialmente conhecido pelas suas riquezas naturais, incluindo a sua fauna e flora tão vastas e diversificadas. Muitas das plantas que o nosso país abriga apresentam propriedades medicinais únicas, como é o caso da guaçatonga, muito utilizada para fazer chá. Este por sua vez, pode ser muito proveitoso para a saúde. Portanto, venha com o SaúdeLab, conheça os benefícios do chá de guaçatonga e saiba como prepará-lo.

Se você já possui o costume de beber chás no seu dia a dia, então provavelmente você também já tem suas preferências de chás. Camomila e chá verde, por exemplo, são bastante populares e amplamente consumidos. Porém, sob esse ponto de vista, se você ficar preso apenas aos chás que você está acostumado, vai acabar perdendo benefícios para a saúde que só estão presentes em chás como o guaçatonga.

O que é a guaçatonga de fato?

Antes de mais nada, é bom conhecer um pouco a guaçatonga antes de falar sobre o chá que é feito a partir dela. Ela é uma planta que marca presença em quase todo o território brasileiro. Possui folhas simples que alternam entre si nos galhos, que são características bem comum. Porém o que chama a atenção são suas flores e frutos, que apesar de bem pequenos, crescem em cachos nos galhos, próximo aos pés das folhas.

Geralmente, a guaçatonga é encontrada em bordas de mata, visto que é uma planta que gosta bastante de luz. Dependendo da região em que ela se desenvolve, pode atingir entre 1,5 a 4 metros de altura. Em relação ao chá de guaçatonga, sua produção utiliza as folhas dessa planta. Estas por sua vez conseguem exercer diversas ações no nosso corpo que são muito proveitosas para a saúde.

Leia mais: Chá para gastrite: confira 7 opções para amenizar o problema

Principais benefícios do chá de guaçatonga

Ação anti-inflamatória

Esse talvez seja um dos efeitos mais fortes da guaçatonga. A ação anti-inflamatória do chá forte o suficiente para a ajudar com problemas como artrite, tendinite, bursite e similares.

Melhora muito a digestão

Outro grande efeito da guaçatonga é a melhoria dos processo digestivos. No caso, isso inclui um melhor aproveitamento de nutrientes, e combate de sintomas como azia e mal-estar.

Combate microrganismos

Tanto bactérias quanto fungos podem ser combatidos, dependendo da agressividade deles, através do chá de guaçatonga.

Fornece antioxidantes

De maneira geral, os antioxidantes, que estão presentes no chá, são aliados no combate aos radicais livres, que causam o envelhecimento precoce.

Ajuda contra dores

Através de uma ação analgésica, o chá de guaçatonga também pode te ajudar com determinados tipos de dores no corpo.

Combate doenças

Por fim, além da agir como antifúngico e antibacteriano, combatendo bactérias, o chá pode ser empregado para problemas de saúde como diarreia e cânceres, com ação antitumoral.

Como fazer para preparar o chá corretamente?

Tendo em mente os benefícios do chá de guaçatonga, agora resta apenas aprender a fazer em casa. Assim como a maioria dos chás, o preparo é bastante simples. Serão necessários apenas os seguintes ingredientes:

  • 200ml de água
  • 10g de guaçatonga

Com os ingredientes em mãos, basta ferver a água e colocar em um recipiente com a guaçatonga. Aguarde alguns minutos, coe a água e já pode se servir. Porém mantenha esse consumo moderado, bebendo até um máximo de 2 a 3 xícaras diariamente.

Leia mais: Chá para refluxo: confira as 7 opções mais indicadas como alternativas

Muito tem se falado sobre a laranja moro e os seus efeitos no emagrecimento. Uma vez que, ela está sempre associada à perda de peso e qualidade de vida. O que tem gerado a curiosidade de diversas pessoas que desejam emagrecer. Pensando nisso, no vídeo de hoje, o SaúdeLab vai lhe contar se a laranja moro emagrece mesmo e quais são os seus benefícios à saúde. Então, continue o vídeo até o final para conferir.

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915