Chá para gastrite: confira 7 opções para amenizar o problema

Apesar de ser problemática em alguns casos, a gastrite pode ser remediada com chás

A gastrite é uma condição de saúde bastante comum, e que dependendo do caso, pode acompanhar a pessoa por muito tempo e com muita frequência. Com isso, é sempre bom conhecer formas alternativas de combater esse problema, como através de chás para gastrite. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai te apresentar 7 opções de chá para gastrite para ajudar a resolver essa situação.

Conforme fora dito, a gastrite é um problema de saúde comum, e que em muitos casos acaba fazendo parte da vida da pessoa, de forma que ela tem de lidar constantemente com esse problema. Logo, a qualidade de vida de alguém que sofre com gastrite pode ser fortemente prejudicada. Portanto, se você é uma dessas pessoas, conheça alguns chás para gastrite que serão grandes aliados.

Mas atenção, os chás não substituem o cuidado médico, afinal as causas da gastrite podem ser variadas e somente um profissional poderá determinar o melhor tratamento no seu caso.

Quais são as causas e sintomas da gastrite?

De maneira geral, a gastrite pode ser definida por uma inflamação que ocorre no revestimento do estômago. Algumas pessoas possuem gastrite crônica, quando ela se desenvolve com o tempo e precisa ser controlada a longa prazo. Porém também existem os casos de gastrite aguda, que costuma ser repentina e ter uma duração relativamente menor.

Em relação aos sintomas, a maioria deles estão relacionados a problemas estomacais, como dor, indigestão, náusea, azia e vômito. Porém ela também pode expressar perda de apetite e presença de sangue no vômito ou fezes. Por fim, na maioria das vezes, as causas da gastrite podem ser consequências de hábitos de vida, como tabagismo, alcoolismo ou uso de certos medicamentos, mas também pode estar relacionada à infecções bacterianas.

Leia mais: Sucos naturais para aliviar a gastrite: 03 opções incríveis e rápidas

Principais opções de chás para gastrite

Acelga

Muitos dos nutrientes do chá de acelga possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que são essenciais para combater e reduzir os sintomas da gastrite.

Guaçatonga

Esse talvez seja o chá mais variado em relação as propriedades, pois ele possui ações antisséptica, antiulcerosa e cicatrizante, sendo todas muito vantajosas para quem tem gastrite.

Espinheira-santa

Alguns polissacarídeos e taninos, presentes no chá de espinheira-santa, são capazes de proteger o estômago contra a acidez produzida por ele, e diminuir a mesma.

Barbatimão

Assim como a espinheira-santa, o chá de barbatimão também atua na acidez do estômago, reduzindo ela para que fique menos agressiva e, consequentemente, influencie menos na gastrite.

Hortelã

Apesar de já ser bem conhecido por seus benefícios, nem todo mundo sabe que o chá de hortelã também ajuda contra a gastrite através de ações cicatrizantes.

Aroeira

A aroeira possui tanto ação anti-inflamatória quanto antiácida, atuando de maneira muito similar a fármacos no combate a gastrite.

Funcho

Oferece grandes melhorias no processo digestivo, o que favorece tanto o combate quanto a prevenção da gastrite.

Existem outras formas de combater e tratar a gastrite?

Além dos chás, também existem sucos e alimentos, como banana, batata e pera, que são bastante benéficos para quem sofre de gastrite. Na verdade, a alimentação no geral é uma das chaves para se prevenir desse problema, e impedir que ele se perpetue. Porém é importante que todas essas medidas sejam tomadas sob o acompanhamento médico, já que em alguns casos o uso de medicamentos é indispensável.

Leia mais: 03 opções de jantar para quem sofre de gastrite não ficar com fome a noite

Triptofano: para que serve?

Este aminoácido desempenha diversas funções cruciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Dentre eles, podemos destacar:

  • Ajuda na construção e manutenção da massa muscular;
  • Participa do processo de produção de melatonina (hormônio do sono) e serotonina (neurotransmissor importante para a regulação do humor e bem-estar);
  • Auxilia no controle do apetite;
  • Contribui para a boa memorização.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação