Chá de Oolong: bebida perfeita para combater ansiedade e pré-diabetes

De antemão, o chá oolong não é um chá tão popular quanto o chá de camomila ou chá verde. Entretanto, não podemos subestimar ele por isso, pois assim como a grande maioria dos chás, ele também é capaz de beneficiar nossa saúde de diversas formas. Sendo assim, se você deseja saber mais sobre esse chá, venha com o SaúdeLab e entenda o que é o chá oolong, para que ele serve e como fazer para prepará-lo.

Atualmente, muitas ervas medicinais, utilizadas para fazer chás, são empregadas para melhorar a qualidade de vida, e até mesmo como formas alternativas para o tratamento de certas condições de saúde. Com o chá de oolong não é diferente, visto que ele apresenta propriedades únicas e proveitosas. Portanto, para não ficar de fora e perdê-las, saiba mais sobre esse incrível chá.

Do que o chá oolong é realmente feito?

A princípio, a base para o preparo do chá oolong tem origem em uma planta chamada de Camellia sinensis. Esta por sua vez é amplamente estudada e conhecida por seus benefícios para a saúde. Tanto que os ingredientes necessários para o chá verde e branco também são extraídos dela. No caso, todos esses chás são produzidos a partir das folhas dessas plantas, porém em diferentes estágios.

De maneira geral, o chá oolong é feito com as folhas mais velhas da Camellia sinensis, diferente do chá branco e verde que utilizam folhas novas. Ademais, as folhas dele também passam por processos de secagem e fermentação. Somando essa fermentação com o fato dessas folhas serem mais velhas, o resultado é um chá com um sabor muito mais forte. Ademais, isso também faz com que ele tenha uma maior quantidade de substâncias orgânicas.

Leia mais: Chá de Passiflora: saiba como fazer e aproveitar todos os seus benefícios

Para que esse chá pode ser utilizado?

Complicações de humor

Se você tem sofrido com algum tipo de indisposição, cansaço ou mau-humor, o chá de oolong pode ajudar nesses problemas. Através da tianina, ele age como um excelente modulador de humor.

Combate à depressão

A tianina também permine que o chá possa ajudar pessoas a combater problemas como a depressão. Isso também ocorre através da modulação do humor que ela oferece.

Emagrecimento

Apesar dos chás verde e branco serem aliados no emagrecimento, nenhum deles é tão potente quanto o oolong. Ele contribui fortemente para esse processo.

Gordura circulante em excesso

Sob o mesmo ponto de vista, o oolong possui fortes propriedades que ajudam a reduzir consideravelmente a gordura presente no nosso sangue. Isso faz com que ele seja benéfico para a nossa saúde cardiovascular como um todo.

Açúcar desregulado

Não só o chá oolong ajuda com a gordura do sangue, como ele também ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue. Logo, ele pode beneficiar pessoas que sofrem de diabetes ou pré-diabetes.

Combate contra cânceres

Por fim, esse chá ainda apresenta propriedades anticâncer que, como o próprio termo já sugere, faz dele um aliado na prevenção e combate ao câncer.

Como fazer para preparar o chá da maneira certa?

Tendo em mente todos os benefícios do chá oolong, resta apenas aprender a fazê-lo em casa para aproveita-los. No caso, para cada colher de chá do oolong, você deve utilizar 200ml de água. Para começar, lave as folhas em água quente, e depois adicione elas em um recipiente com água aquecida entre 85° e 95°C. Depois de aproximadamente 3 ou 5 minutos, coe o chá e já pode se servir.

Leia mais: Chá de cravo tem vários benefícios: conheça e saiba como preparar

Se você é amante da vida saudável ou deseja melhorar os seus hábitos alimentares, certamente já deve ter ouvido falar sobre o matchá. Afinal de contas, ele é um dos grandes queridinhos de quem busca mais saúde. No entanto, os benefícios dessa bebida são tantos que muitos deles acabam passando despercebidos.

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915