Chás perigosos para os rins: conheça 5 opções que devem ser evitadas por quem tem problemas

Apesar dos chás serem benéficos para a saúde, alguns deles podem ser perigosos

Chás perigosos para os rins – Muitas pessoas procuram beber chás em suas rotinas para poder desfrutar dos benefícios que eles oferecem. Alguns favorecem o emagrecimento, enquanto outros ajudam a melhorar a saúde como um todo. Contudo, dependendo do tipo de chá, pode haver alguns riscos, especialmente para os rins. Portanto, venha com o SaúdeLab e conheça 5 chás que podem representar riscos para a saúde dos rins.

À primeira vista, pode ser difícil de acreditar que os chás possam realmente fazer mal para os rins. Afinal, eles são amplamente conhecidos pelos seus benefícios. Mas assim como para todo tipo de alimento ou bebida, a forma de consumo influencia dos efeitos que um chá pode ter na saúde. Sob esse ponto de vista, existem determinados tipos de chá que de fato podem prejudicar a saúde dos rins se consumidos de forma errada.

Como os chás podem prejudicar os rins?

Conforme fora dito, o chá só passa a ser perigoso para a saúde dos rins a partir do momento em que o consumo dele é feito de maneira errada. Ou seja, alguns tipos de chá, que são inofensivos a princípio, passam a representar um risco se você consumi-los em excesso.

Mas atenção, se você já possui problema prévio com os rins tome muito cuidado com os chás, pois até bebida simples podem fazer mal para você. Somente tome um chá de seu médico autorizar.

Conheça alguns chás perigosos para os rins

Sob esse ponto de vista, confira a seguir os principais chás que podem ser danosos para a saúde dos rins:

  • Chá preto
  • Laranja
  • Groselha
  • Camomila
  • Hortelã-pimenta

De maneira geral, o problema desses chás é a sua quantidade elevada de oxalato, especialmente quando esses chás são industrializados, como os de sachês. O oxalato é um composto que, quando em excesso no organismo, contribui para a formação de pedras nos rins. Estas por sua vez, podem ser bastante problemáticas para a saúde dos rins.

Leia também: Chá para os rins: confira as melhores opções para melhorar sua saúde

Você não precisa parar de consumir esses chás!

Tendo em mente que o problema dos chás citados é o consumo excessivo, significa que você pode sim consumir eles no seu dia a dia. Afinal, eles são capazes de oferecer diversos benefícios para a saúde. O importante é ter moderação, e dar preferência por chás de qualidade ao invés de industrializados.

Como fazer para melhorar a saúde dos rins?

Por fim, tão importante quanto conhecer os chás que podem fazer mal aos rins, é ficar por dentro de formas de melhorar a saúde deles. Da mesma forma que existem chás potencialmente ruins, também há aqueles que fazem bem. Um chá caseiro de salsinha, coentro e limão, por exemplo, pode beneficiar muito o funcionamento e proteção geral dos rins e sistema renal.

Por outro lado, é muito importante salientar que os chás estão longe de ser a única forma de favorecer os rins. Na realidade, para manter a saúde deles, é indispensável que você mantenha uma alimentação bem balanceada, e que você se hidrate em uma boa frequência. Ademais, dependendo das suas condições de saúde, a orientação e acompanhamento de médicos especialistas também deve ser bem-vinda.

Leia mais: Chá para refluxo: confira as 7 opções mais indicadas como alternativas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação