Book Appointment Now
Chá para hipertensão: 5 opções perfeitas para que sofre com pressão alta
Sem dúvidas, a hipertensão é um problema de saúde que pode ser bastante limitante, especialmente em relação a alimentação. Diversos alimentos podem contribuir para a elevação da pressão, agravando ainda mais essa condição. Por outro lado, também existem opções que podem ajudar a controlar esse problema, como é o caso de alguns chás. Portanto, venha com o SaúdeLab e conheça 5 alternativas de chá para quem sofre de pressão alta.
A princípio, os chás são uma opção de bebida já muito conhecidas pelos seus benefícios para a saúde. Cada um deles pode ser proveitosos de uma determinada forma. Existem chás com efeitos diuréticos, outros com efeitos calmantes, e alguns que podem ajudar a controlar a pressão arterial.
Mas, atenção NENHUM CHÁ CONTROLA A PRESSÃO ARTERIAL, os medicamentos prescritos pelo seu médico não devem ser interrompidos sem orientação de um profissional da saúde. Os chás possuem um papel complementar e não central no tratamento da hipertensão arterial.
Hipertensão e seus problemas para a saúde
De antemão, a hipertensão é uma condição de saúde extremamente comum. Infelizmente, ela muitas vezes é assintomática, fazendo com que seja difícil detectá-la. Entretanto, quando a pressão está muito alta, tonturas e dores no peito e cabeça podem servir como sinais, sendo importante procurar o atendimento médico antes que esses sintomas fiquem mais graves.
Na grande maioria das vezes, a pressão alta é uma doença herdada dos pais, mas também pode ser adquirida através da alimentação e hábitos de vida. Estes por sua vez, são justamente os aspectos que uma pessoa hipertensa mais deve controlar. Ou seja, para controlar a pressão alta, é necessário manter uma rotina ativa, praticar exercícios, fazer os devidos tratamentos e consumir alimentos saudáveis, como é o caso de alguns chás para hipertensão.
Leia também: O que causa pressão alta? Descubra hoje como cuidar e prevenir a hipertensão
5 melhores opções de chá para hipertensão
Alho
O chá de alho possui um potente efeito vasodilatador. Ou seja, ele é capaz de dilatar os vasos sanguíneos, permitindo com que a pressão arterial empregada na circulação seja menor.
Cavalinha
Através de sua ação diurética, o chá de cavalinha ajuda a eliminar líquidos que estão acumulados no sangue. Isso reduz a carga para o nosso coração, favorecendo a diminuição da pressão.
Dente-de-leão
Esse chá de dente-de-leão não só ajuda na proteção do fígado, como também tem um efeito diurético. Logo, assim como o chá de cavalinha, ele reduz a carga do sangue para o coração, facilitando o bombeamento dele.
Manjericão
Assim com o de alho, o chá de manjericão também tem um forte efeito de dilatação dos vasos. Logo, pode ser empregado para reduzir a pressão arterial.
Unha-de-gato
Por fim, o chá de unha-de-gato atua ativamente na redução da pressão arterial. Com tudo, se você já estiver sob medicamentos para controlar a pressão, pode ser que essa redução seja drástica, o que pode ser problemático dependendo do caso.
Os chá para hipertensão sozinhos não são capazes de controlar a doença
Conforme fora dito, quem sofre de hipertensão precisa controlar toda a sua alimentação e hábitos de vida. Ou seja, por mais que os chás citados realmente possam ajudar a lidar com esse problema, eles não são a única solução. O ideal é que você procure por uma orientação médica para saber como deve ser sua alimentação, rotina de exercícios e até mesmo quais desses chás poderiam te ajudar.
Leia mais: Diabéticos podem tomar cerveja? E vinho? Descubra alternativas seguras
Triptofano: para que serve?
Este aminoácido desempenha diversas funções cruciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Dentre eles, podemos destacar:
- Ajuda na construção e manutenção da massa muscular;
- Participa do processo de produção de melatonina (hormônio do sono) e serotonina (neurotransmissor importante para a regulação do humor e bem-estar);
- Auxilia no controle do apetite;
- Contribui para a boa memorização.