Chá para pressão alta emocional: conheça as melhores opções

Você sabia que existem opções de chá para pressão alta emocional? A princípio, quem costuma tomar chás no dia a dia sabe do potencial que eles possuem com tratamento alternativo de problemas de saúde.

Um grande exemplo disso são os chás para hipertensão, entre os quais existem alguns tipos que ajudam até mesmo na pressão alta emocional. Dito isso, venha com o SaúdeLab e conheça algumas das melhores opções de chá para pressão alta emocional.

Atualmente, a hipertensão é uma condição de saúde bastante comum. A longo prazo, ela pode ser responsável por inúmeros danos no sistema cardiovascular. O problema é que a pressão alta emocional, que dependendo do caso consegue ser tão problemática quanto a hipertensão, é menos difundida entre as pessoas.

Consequentemente uma parte delas que são hipertensas podem estar com a pressão alta emocional e deixando de acessar bons tratamentos.

Melhores tipos de chá para pressão alta emocional

De maneira geral, o que difere a pressão alta emocional da hipertensão comum, além da causa, é que ela pode ser tratada de forma mais ampla. Por exemplo, um chá para pressão alta emocional pode focar tanto na pressão arterial dos vasos em si, quanto na parte emocional que está causando o problema em questão.

Sob esse ponto de vista, veja a seguir quais são os melhores chás para pressão alta emocional:

  • Valeriana
  • Oliveira
  • Mulungu
  • Capim limão
  • Camomila
  • Cavalinha
  • Erva cidreira
  • Gengibre
  • Erva de São João

No caso, parte dessas plantas medicinais possuem efeito hipotensivo. Ou seja, elas reduzem diretamente a pressão corrente dos vasos sanguíneos. E a outra parte é composta por ervas calmantes e sedativas, o que ajuda a amenizar justamente a questão emocional dessa condição.

Mas o que é essa condição? É um tipo de hipertensão?

Conforme fora dito, nem todo mundo está familiarizado com os tipos de chá para pressão alta emocional, e da mesma forma também são muitos que desconhecem esse problema de saúde.

Por incrível que pareça, não é possível considerar ela um tipo de hipertensão pois os quadros de pessoas hipotensas podem ser crônicos e duradouros, e levam tempo para serem tratados, quando é possível de fato.

Em suma, a pressão alta emocional, como o próprio nome já sugere, se consiste na elevação da pressão arterial dos vasos por meio de alterações e problemas emocionais. O melhor exemplo disso são as pessoas ansiosas ou que estão com estresse acumulado.

Através da liberação de hormônios como o cortisol e adrenalina, a ansiedade e estresse aumentam a frequência dos batimentos cardíacos, o que aumenta também a pressão arterial, temporariamente.

A pressão alta emocional merece tanta atenção quanto a hipertensão comum

Por fim, não podemos deixar de registrar que a pressão alta emocional é uma condição bastante problemática. Assim como a hipertensão, ela também requer cuidados médicos e, dependendo do caso, uso de medicamentos.

A diferença é que, por se tratar de um problema emocional, pode ser necessário abordagens diferentes. Por exemplo, o uso de medicamentos hipotensivos e para ansiedade.

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915