Chia faz urinar bastante? Entenda melhor seus efeitos nos rins

Será que é verdade que a chia faz urinar bastante? A princípio, existem muitos alimentos que exercem efeito diurético no organismo. Geralmente esse efeito é benéfico ou possui aplicações específicas.

Entretanto, as vezes consumimos alimentos desse tipo sem nem saber, o que pode resultar em problemas em alguns casos. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se a chia faz urinar bastante e de que forma ela pode afetar a nossa saúde.

De maneira geral, a chia é um alimento que apresenta inúmeras propriedades benéficas para a saúde. Mas isso não significa que ela seja benéfica sempre. Dependendo da forma de consumo ou de quem está consumindo ela, a chia pode ser problemática em determinados aspectos.

Por isso é importante conhecer melhor os efeitos dela antes de inclui-la na alimentação de fato.

A chia faz urinar bastante mesmo?

O consumo de alimentos diuréticos costuma ser ser muito importante para o sistema renal. Afinal, estimular a eliminação de urina significa estimular o funcionamento dos nossos rins, o que promove a saúde dos mesmos.

Mas obviamente que urinar excessivamente também problemático, visto que o corpo pode ficar desidratado. Nesse aspecto, felizmente não há nada que comprove que a chia faz urinar bastante.

Em compensação, a chia possui alguns riscos para o sistema renal. Isso porque ela é uma fonte considerável de proteínas, que em grandes quantidades prejudicam a função dos rins. Esse problema é ainda mais grave quando a pessoa já sofre de alguma condição renal prévia.

Ou seja, não há como afirmar que a chia faz urinar bastante, mas mesmo assim ela é ainda é um risco nesse aspecto.

Mas, que fique claro que a chia não faz mal aos rins. Apenas deve ser consumida com moderação. E, para quem sofre de alguma alteração renal, é fundamental buscar orientação personalizada de um profissional de saúde.

Fazer um chá de chia ajuda a amenizar essa característica

Por si só, não podemos dizer que a chia faz urinar bastante, mas isso pode ser facilmente corrigido com a forma de consumo dela.

Ao usá-la para fazer chás, por exemplo, a chia passa a ter um efeito diurético, até mesmo porque os chás utilizam água para a infusão.

Sendo assim, se você tiver moderação, um bom chá de chia será um aliado para os seus rins, sua hidratação e saúde do seu organismo como um todo.

Propriedades benéficas da chia para a saúde

É antioxidante: a chia é um produto muito rico em compostos antioxidantes. Eles são os grandes responsáveis por combater os radicais livres do organismo, causadores do envelhecimento precoce.

Conserva a nossa visão: dentre as muitas vitaminas da chia, a vitamina A em específico merece destaque por sua capacidade de prevenir problemas que afetam a saúde dos nossos olhos.

Favorece a saúde intestinal: um dos nutrientes mais expressivos da chia são as suas fibras. Além de serem úteis para reduzir o impacto dos carboidratos no organismo, elas também são indispensáveis para a saúde e bom funcionamento e trânsito do nosso intestino.

Aumenta a imunidade: conforme fora dito, a chia possui compostos antioxidantes. Um deles é o zinco, um mineral importante para a formação das células de defesa que compõem o nosso sistema imunológico.

Leia mais: 

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915