Colágeno e licopeno: quais as vantagens de tomar os compostos juntos?

Será que é vantajoso tomar colágeno e licopeno juntos? A princípio, o colágeno é um dos nutrientes mais cobiçados pelas pessoas, especialmente as que buscam sempre cuidar da própria pele.

Entretanto é muito comum ver suplementos e combinações do colágeno com o licopeno, um outro nutriente bastante interessante. Sendo assim o SaúdeLab vai te ensinar sobre o colágeno e licopeno, e quais as vantagens de tomar os compostos juntos.

Sem dúvidas cada nutriente que fornecemos para o nosso organismo cumpre com um ou mais papéis importantes para a manutenção dele. Com o licopeno e com o colágeno não é diferente.

Porém o diferencial deles é que, quando juntos, promovem a nossa saúde de formas bastante únicas. Resta saber quais formas são essas, e conhecer todos os benefícios que esses nutrientes podem nos oferecer.

Benefícios de se tomar colágeno e licopeno juntos

Conforme fora dito, o colágeno é um nutriente bem requisitado por pessoas que mantém a saúde da pele. Isso se dá pelo fato de que ele é um dos, senão o composto mais indispensável para a estrutura e beleza da nossa pele.

Através do colágeno e licopeno, é possível conferir uma sustentação melhor à ela. Ademais, acredita-se que os nutrientes também estejam relacionados com uma maior firmeza da pele.

Por outo lado, não podemos deixar de falar do colágeno e licopeno sem mencionar a ação antioxidante destes dois produtos. De maneira geral, uma substância antioxidante é aquela que, quando no nosso organismo, combate os radicais livres.

Estes por sua vez causam uma série de problemas de saúde se acumulados. Por exemplo, os radicais livres levam ao envelhecimento precoce e aumentam o risco de doenças neurodegenerativas.

Outros efeitos do licopeno, e onde encontrá-lo

Em suma, o licopeno é um composto carotenoide, e o grande responsável pelo efeito antioxidante das  cápsulas de colágeno e licopeno. Incluir ele no dia a dia, independente de se ele está acompanhado ou não do colágeno, é muito benéfico para a saúde. Dentre os efeitos e propriedades que ele oferece, podemos citar os seguintes:

  • Reforço na proteção do corpo contra raios solares
  • Prevenção contra o desenvolvimento de osteoporose
  • Inibe o desenvolvimento de alguns tipos de cânceres
  • Redução dos riscos de problemas cardiovasculares
  • Prevenção contra doenças oculares que afetam a visão
  • Reforço na proteção do organismo contra toxinas

Apesar de ser comumente consumido na forma de cápsulas de colágeno e licopeno, esse nutriente também está presente em muitos alimentos, especialmente frutas. Portanto procure incluir o tomate, melancia e goiaba na sua rotina, que são três fontes bem expressivas de licopeno.

Fontes e utilidades do colágeno na saúde

Por fim, conhecendo melhor o licopeno, não podemos deixar de falar um pouco mais sobre o colágeno também. Ele costuma estar associado apenas a beleza, mas na prática seus efeitos vão muito além disso. Com isso, a inclusão de fontes de colágeno no dia a dia pode oferecer os seguintes benefícios:

  • Fortalecimento da estrutura e da saúde óssea
  • Promoção da saúde dos fios de cabelos e das unhas
  • Prevenção contra o desenvolvimento de rugas na pele
  • Melhoria no desenvolvimento dos músculos do corpo
  • Auxílio no combate de problemas como a osteoartrite
  • Promoção da saúde do sistema cardiovascular no geral

Em relação as fontes de colágeno, apesar serem menos expressivas, existem boas opções de alimentos. Dentre elas, os principais exemplos são as carnes, gelatinas e caldos de ossos. Mas claro que as cápsulas de colágeno e licopeno, ou apenas de colágeno, também são opções viáveis.

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915