Colesterol elevado e dormência: descubra os sintomas principais

Colesterol alto causa dormência? – Atualmente, graças aos nossos hábitos alimentares e de vida, a alta do colesterol tem se tornado um problema cada vez mais comum. Por isso todos nós precisamos ficar bastante atentos aos sinais que o organismo dá quando está tendo de enfrentá-lo.

Sendo assim venha com o SaúdeLab e entenda se estar com o colesterol alto causa dormência,  e quais os principais sinais deste problema.

De antemão, o colesterol por si só não representa nenhum tipo de problema. Inclusive ele é indispensável para a manutenção de algumas atividades do organismo. Ele só passa a ser um risco para a saúde quando se encontra elevado demais.

E nesses casos, o corpo passa a apresentar alguns sintomas. Parte deles são aparentes, e outra parte são mais discretos, da mesma forma que alguns são mais perigosos do que outros.

Colesterol alto causa dormência mesmo?

Diferente do que somos levados a pensar, o colesterol em si não é uma gordura, e sim um carregador dela. E quando falamos dos problemas do colesterol alto, nos referimos ao LDL, popularmente chamado de colesterol ruim.

Ao carregar as gorduras pelos vasos sanguíneos, parte delas são depositadas. Justamente por causa desse fenômeno, o colesterol alto causa dormência de fato em alguns casos.

De maneira geral, quanto mais gorduras se depositam nos vasos sanguíneos, mais a circulação é prejudicada. Consequentemente, o transporte de oxigênio e nutrientes para os músculos do corpo é dificultado. Isso gera uma sensação de dormência ou formigamento bem característica.

Sendo assim, em determinados casos, o colesterol alto causa dormência em algumas partes do corpo específicas, especialmente as extremidades, como mãos e pés.

A sensação de dormência nem sempre é causada pelo colesterol

Por mais que exista uma relação entre dormência e colesterol alto, não é sempre que esse sintoma de fato é causado pelo colesterol. Na realidade, existem diversos motivos por trás da dormência no corpo, desde má postura até danos nos nervos.

Aliás, dependendo do caso de dormência, é muito importante que você consulte um médico para ter certeza de qual a real causa do problema, se é colesterol alto ou não.

Quais são os outros sinais da alta do colesterol?

Conforme fora dito, o colesterol alto causa dormência em determinadas partes do corpo. Porém esse não é o único sintoma que essa condição costuma demonstrar e, novamente, não é a única explicação para ele.

Existem outros sinais com os quais devemos ter a mesma atenção e preocupação, até mesmo para nos ajudar a chegar em uma causa mais concreta. Dito isso, confira a seguir os principais sintomas de que o seu organismo pode estar com o colesterol elevado, e comece a ficar mais atento com eles:

  • Maior sensibilidade na região do abdome
  • Fadiga, fraqueza e cansaço generalizados
  • Inchaço aparente na área da barriga
  • Constipação intestinal e problemas digestivos
  • Desenvolvimento de xantomas e xantelasma
  • Sensação de indigestão e peso no corpo

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915