5 combinações de alimentos poderosas para acelerar o metabolismo e emagrecer

É possível incluir certos alimentos combinados na dieta para melhorar o metabolismo

Atualmente, o emagrecimento é um objetivo comum entre muitas pessoas. Entretanto, para grande parte delas, há uma certa dificuldade em perder peso, levando muito tempo para notar uma mudança significativa. Um dos fatores que influencia nisso é o metabolismo, que pode ser acelerado através de combinações de alimentos. Portanto, venha com o SaúdeLab e conheça 5 combinações de alimentos para acelerar o metabolismo e emagrecer.

Sem dúvidas, a nossa alimentação é uma das principais bases para conquistar o emagrecimento. Através dela, é possível fornecer os nutrientes que nosso corpo precisa, e evitar os que contribuem para o ganho de peso. Contudo, se o metabolismo não for levado em consideração, no caso de pessoas que tem o metabolismo lento, o emagrecimento pode ser significativamente dificultado.

O que é o metabolismo de fato?

A princípio, o metabolismo pode ser definido como um conjunto das reações químicas que ocorrem no nosso organismo. Somente através dele é possível garantir todas as necessidades energéticas e estruturais que o corpo necessita. Ele pode ser dividido em catabolismo, em que as reações químicas são responsáveis pela quebra de moléculas, e anabolismo, quando essas reações sintetizam novas moléculas.

Todo ser vivo possui seu próprio metabolismo. No caso do ser humano, através do gasto energético, ele garante todas as funções básicas do organismo, como respirar ou os batimentos cardíacos, mas também permite a perda de peso, por exemplo. Entretanto, o metabolismo e o gasto energético variam de pessoa para pessoa, fazendo com que pessoa com metabolismo mais lento percam peso com mais dificuldade.

Leia também: 10 alimentos que ajudam a emagrecer e definir o shape

Combinações de alimentos para acelerar o metabolismo

  • Iogurte e frutas: o iogurte contribui para o organismo fornecendo cálcio e proteínas, enquanto as frutas fornecem fibras e outros nutrientes. Com isso, ao combinar esses alimentos, é possível melhorar tanto o metabolismo quanto a saúde intestinal.
  • Pimenta e frango: enquanto o frango é importante para a reconstrução muscular, através do fornecimento de proteínas e baixa quantidade de gorduras, a pimenta age como um termogênico, acelerando diretamente o seu metabolismo.
  • Pão e ovo integral: por incrível que pareça, esse lanche tradicional entre os brasileiros pode ajudar no emagrecimento e metabolismo. Quando combinados, o ovo e o pão integral oferecem nutrientes, como fibras e proteínas, que além de aumentarem a saciedade, possuem alto valor biológico para o metabolismo.
  • Arroz e lentilha: ambos os alimentos fornecem macronutrientes importantes para o metabolismo, e a lentilha ainda ajuda a regular o aumento da glicose que seria causado pelo arroz.
  • Frango com verduras de folha verde: novamente, as proteínas do frango ajudam na reconstrução dos músculos, enquanto vegetais verdes folhosos fornecem nutrientes essenciais para que essa combinação de alimentos possa acelerar o metabolismo.

Não dependa apenas dessas combinações para emagrecer

Por fim, conforme fora dito, o metabolismo é realmente um dos fatores que pode afetar o seu emagrecimento. Entretanto, isso não significa que as combinações de alimentos citadas acima são uma solução definitiva para emagrecer. Além de incluir elas na sua alimentação, é necessário que você mantenha uma dieta balanceada e uma boa rotina de exercícios físicos.

Leia mais: Perda de peso e flacidez: 5 dicas para evitar esse problema no processo de emagrecimento

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação