Book Appointment Now
Como armazenar salada para a semana toda? Aprenda truques valiosos
A princípio, poucos pratos são tão saudáveis e ricos em nutrientes quanto a salada, mas como armazenar salada para a semana toda?
Afinal, ela é feita basicamente a partir de ingredientes naturais variados. Contudo, essa característica faz com que também seja um alimento muito perecível, podendo estragar com facilidade se não armazenado da maneira certa.
Sendo assim, para que você não sofra com esse problema, o SaúdeLab vai te ensinar a como armazenar salada para a semana toda.
De maneira geral, muitas das pessoas que buscam por hábitos de vida mais saudáveis, acabam incluindo a salada na sua alimentação diária. Consequentemente, durante toda a semana, elas acabam consumindo esse prato.
Porém existem uma grande dificuldade em fazer com que a salada e seus ingredientes durem por todo esse tempo. Felizmente, com apenas algumas dicas, é possível fazer com que você tenha salada para toda a semana.
Como deixar vegetais preparados para a semana?
Primeiramente, antes de falar sobre como armazenar salada, é bom aprender a deixar os ingredientes dela já prontos para você ir utilizando durante a semana.
Dessa forma, você pode aproveitá-los sempre que você quiser, de maneira que muitas vezes nem será necessário armazenar a salada preparada. Afinal, com os ingredientes prontos e sempre à mãos, basta selecionar os vegetais e a quantidade que você desejar usar na salada.
Comece preparando um cardápio do tipo de salada que você mais gosta e quais serão seus dias de consumo.
Por exemplo, Se você tiver na sua geladeira Alface, Rúcula, Tomate, Cenoura e Beterraba já é possível preparar um cardápio diferente para todos os dias da semana. Mas, claro, se preferir outros vegetais, fica a seu critério.
Dito isso, para deixar os vegetais prontos, o primeiro passo é higienizá-los. Para isso, lave todos eles com água, e depois deixe de molho em um litro de água com uma colher de sopa de água sanitária.
Depois de 30 minutos imersos, você já pode retirar os vegetais, passar na água limpa novamente, secá-los bem, e armazenar em potes. Caso necessário, você pode cortar eles para que caibam. Tente usar recipientes bem vedados, e leve-os para a geladeira, onde irão durar de 5 a 7 dias.
No caso da cenoura e beterraba, você pode deixar ralado em potes com tampa. Desta forma é possível ganhar tempo ao preparar sua salada na hora da refeição.
Leia mais: Dica infalível de como fazer para higienizar alho-poró corretamente; confira
Alguns vegetais precisam de cuidados reforçados
Dependendo do que você for utilizar para a salada, é necessário tomar algumas precauções. Vegetais folhosos como a alface e rúcula, por exemplo, precisam estar muito secos antes de serem armazenados.
Portanto, utilize papel toalhas ou um secador de saladas para isso. Já vegetais como brócolis ou couve-flor, podem ser cozidos antes irem para a geladeira, o que vai facilitar o preparo da salada no futuro.
Leia também: Como fazer para higienizar frutas que se come com a casca? Não perca as dicas
Como fazer para armazenar salada corretamente?
Agora que você já sabe como deixar os ingredientes da salada preparados para o uso, é preciso aprender a como fazer para armazenar ela depois de pronta. Dependendo da quantidade e dos tempos, as sobras de saladas podem estragar com facilidade, sendo então importante evitar o desperdício.
Sob esse ponto de vista, em casos de saladas muito temperadas ou com ingredientes que estragam com maior facilidade, o único cuidado necessário é vedar o recipiente em que ela está, e guardá-la na geladeira.
Assim, é possível aproveitar ela em refeições próximas. Contudo, se a salada está levemente temperada, e utilizou poucos ingredientes, basta transferir ela para um pote hermeticamente vedado, e também levar a geladeira, onde ela pode durar alguns dias antes de estragar.
Leia mais: Como fazer para higienizar o brócolis com segurança e mais eficiência? Confira