Como armazenar vinagre depois de aberto? Os cuidados são os mesmo para todos os tipos? Entenda

A princípio, o vinagre é um ingrediente de sabor muito único, sendo comumente usado para temperar saladas, vegetais e similares. Entretanto, ele também é um dos ingredientes que as pessoas mais costumam errar no armazenamento, o que pode vir a ser perigoso para a saúde. Portanto, se você utiliza o vinagre com frequência, venha com o SaúdeLab e saiba como armazenar vinagre depois de aberto.

De maneira geral, existem diferentes tipos de vinagre. Cada um oferece sabores e propriedades diferentes, e podem ser benéficos para a saúde de múltiplas formas. Mas é justamente essa variedade que deixa algumas pessoas na dúvida em relação ao armazenamento. Contudo, na realidade, essa questão é muito mais simples do que parece.

Importância de se conservar o vinagre

Por incrível que pareça, o vinagre é um produto que, se armazenado da maneira certa, não estraga com facilidade. O mais surpreendente em relação a isso é que ele necessita de bactérias na sua produção, e estas ainda estão presentes nele quando o consumimos. No caso, as bactérias são responsáveis por fermentar o extrato ou suco base do vinagre, e produzir o ácido acético, um dos compostos mais característicos desse produto.

Sob esse ponto de vista, quando uma pessoas não sabe como armazenar vinagre, são justamente as bactérias que passam a ser um problema. Em condições adequadas, elas passam a se desenvolver e multiplicar excessivamente, especialmente depois do vinagre ter sido aberto. Isso faz com que o ele estrague facilmente, desperdiçando o produto e, caso ainda seja consumido, pode prejudicar consideravelmente a saúde.

Leia também: Como armazenar presunto e mussarela corretamente? Aprenda e evite o desperdício

Como armazenar vinagre corretamente?

Tendo em mente a importância de manter o vinagre conservado, é necessário aprender a como armazenar ela na maneira certa. Afinal, o armazenamento de alimentos é o principal fatores para garantir a conservação deles, e com o vinagre não é diferente. O problema é que a forma mais comum de armazenamento do vinagre é deixá-lo embaixo da pia, ou em qualquer armário da cozinha, sendo que esses métodos não são seguros.

Dito isso, a melhor forma de armazenar vinagre e manter ele conservado é apenas deixando ele na geladeira, podendo ser em uma das prateleiras ou na própria porta. Dessa forma, o ambiente ao redor dele não irá favorecer o desenvolvimento de bactérias, permitindo com que ele dure muito mais tempo do que se fosse deixado para fora da geladeira, como a maioria das pessoas fazem.

Diferentes tipos de vinagre precisam ser armazenados de forma diferente?

Conforme fora dito, existem diferentes tipos de vinagre, sejam eles de maçã, álcool, balsâmico, etc. Eles possuem formas de uso e propriedades variadas, mas diferente do que muitos pensam, isso não influencia na conservação deles. Todo vinagre pode ser armazenado da mesma forma, deixando-os apenas na geladeira. A única exceção é o vinagre de limpeza, que é um produto completamente diferente e que deve ficar para fora da geladeira, junto com outros produtos de limpeza.

Leia mais: Como armazenar salada para a semana toda? Aprenda truques valiosos para uma alimentação saudável

 

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915