Como Clarear os Dentes: em Casa e no Dentista

Saiba como clarear os dentes naturalmente, em casa, e no dentista.

como clarear os dentes

O excesso de refrigerantes, doces, alimentos ricos em corantes, café, chás e tabaco leva ao escurecimento dos dentes. Ninguém gosta de ter um sorriso amarelo, por isso as pessoas procuram por formas de como clarear os dentes em casa.

Fazer tratamentos caseiros é uma excelente maneira de prevenir o problema e até de melhorar um pouco a situação, devolvendo um pouco do brilho do esmalte dentário rapidamente. Contudo, o branqueamento dental efetivo e 100% garantido deve ser feito com um dentista ou profissional da área.

Saiba sobre a importância de ter a melhor escova dental elétrica do mercado em casa.

Como deixar os dentes brancos rápido?

branqueamento dentário

Se você quer dentes brancos em 3 minutos, o melhor clareamento dental a fazer é laser no dentista. O efeito é imediato, basta apenas uma seção e pronto! Você sai do consultório com um sorriso deslumbrante. É o que fazem atores das novelas e das grandes produções de cinema.

Contudo, fazer o tratamento imediato pode sair bastante caro. E, além disso, ele possui alguns efeitos colaterais desagradáveis e é completamente desaconselhado para quem tem problema com dentes sensíveis.

Se o escurecimento dos seus dentes se dá devido a sujeira acumulada e ingestão de alimentos com cores fortes (beterraba, café, chocolate, frutos vermelhos, etc.), uma simples limpeza profunda também pode deixar seus dentes mais brancos em pouco tempo. Há algumas receitas de clareador dental caseiro que você pode utilizar para fazer isso e nós vamos mostrá-las ao longo do texto.

Clareamento dental: preço

No Brasil, o clareamento é um pouco caro, apesar de ser bastante popular. Existem dois tipos de branqueamento dentário que você pode fazer com o auxílio de um profissional. O primeiro é o laser, que mencionamos acima e custa em média mil reais. O segundo é o clareamento caseiro com ácido e pode sair entre R$ 400,00 e R$ 800,00, depende de qual Estado você mora.

O clareamento caseiro com ácido é feito em casa, porém com um aparelho fornecido pelo seu dentista, que deve ser feito sob medida para você. Além do aparelho, que será utilizado à noite, durante o sono, você recebe o ácido para aplicação local.

Esse tipo de clareamento deve ser monitorado através de consultas regulares e leva pelo menos um mês para dar resultados visíveis. Durante o processo é preciso ter uma série de cuidados, como escovar bem os dentes, utilizar a moldeira com frequência, evitar determinados alimentos e não fumar.

Como clarear os dentes naturalmente?

Para dar uma branqueada nos dentes em casa, melhorar o seu aspecto e ter um sorriso mais bonito, você pode optar por soluções como clarear os dentes com bicarbonato de sódio. A substância é utilizada pelos próprios dentistas em limpezas em consultório.

A primeira coisa que você precisa saber, contudo, é que não deve utilizá-la diariamente. Você pode fazer uma escovação com bicarbonato uma vez a cada quatro meses. Evite pastas e cremes dentais com a substância para o dia a dia e deixe-as para um uso mais esporádico.

Por que fazer isso? É que o bicarbonato tem um efeito bastante forte e desgasta bastante o esmalte do dente. Ou seja, ele remove tão bem a sujeira que quase tira o esmalte do dente junto.

Fazer a escovação com a substância já deve ter algum efeito visível, principalmente se os seus dentes estiverem muito amarelados. Mas vale lembrar que ela não faz milagres, como deixar os dentes branco em um dia, viu?!

Outra formas de clarear os dentes em casa

clarear os dentes em casa

O bicarbonato não é a única substância que devolve a branquidade ao seu sorriso. Outra coisa que você pode utilizar em tratamentos caseiros é o carvão vegetal. Sim, aquele que você usa para dor de barriga e para skin care, ele mesmo!

O carvão vegetal é ótimo para limpar os dentes. Ele é extremamente absorvente e remove até manchas mais profundas. Para utilizá-lo, você pode comprá-lo em pó ou até abrir cápsulas dele, dessas que vendem para o intestino mesmo, e colocar o pó na sua pasta de dente. Escove os dentes normalmente, com movimentos circulares.

É normal que a espuma fique preta, por isso, se essa for a sua primeira vez, não se assuste. Por conta disso, é preciso enxaguar a boca várias vezes até eliminar bem cada resíduo do produto.

Se você quiser investir um pouco mais, pode optar por comprar um creme dental que já contenha carvão vegetal na fórmula. Mas assim como o bicarbonato, não é bom usar a substância diariamente. Faça o tratamento uma vez a cada três meses.

Não caia nos mitos!

Há muitos sites que divulgam formas mirabolantes por aí de como clarear os dentes em casa. Cuidado com eles e com receitas caseiras. O uso de casca de laranja é um deles e pode deixar os seus dentes extremamente sensíveis.

A casca de banana também é recomendada por alguns sites, porém não tem nenhum efeito cientificamente comprovado. Na dúvida, fale sempre com um profissional ou procure o seu dentista.

Como evitar dentes amarelados?

Uma forma de não precisar saber como clarear os dentes é mantendo eles branquinhos. Se você já fez o clareamento ou nem precisa dele, saiba que não está a salvo de ficar com os dentes amarelos. É preciso prevenção para ter um sorriso em dia.

Para os amantes do café, a solução é fazer tratamentos constantes com carvão ativado ou bicarbonato, a cada dois ou três meses. Vale tomar café com canudinho, a fim de evitar o contato. O mesmo é indicado para quem gosta de chá, pois os chás também mancham os dentes.

Ter uma escova de dente elétrica também ajuda. Elas alcançam mais espaços que uma escova normal e limpam melhor os dentes. Elas são caras, porém duram muito mais tempo, acabando por compensar o seu investimento.

Escolha uma boa pasta de dente. Você não precisa e nem deve usar pastas de branqueamento todos os dias. No entanto, é bom comprar um creme dental de qualidade, que seja anticáries, por exemplo. As opções baratinhas não higienizam bem a boca, o que acaba por contribuir com a proliferação de bactérias.

Por fim, não falte as consultas com o seu dentista. Ir ao consultório uma vez a cada seis meses não só deixa seus dentes mais brancos como ajuda a prevenir uma série de problemas. As visitas também incluem limpeza de dente, que vão melhorar o aspecto geral da sua boca e evitar o tártaro e as cáries.

 

 

 

 

 

Crédito das imagens: Unsplash e Freepik