Escova de Dente Elétrica é Melhor? Saiba Qual a Diferença

Por que é melhor escova dental elétrica que manual?

escova de dente elétrica é melhor

Na hora da compra, muita gente se pergunta se escova de dente elétrica é melhor mesmo que a versão tradicional. Por ser mais cara, há quem prefira manter a sua escova normal e evitar a compra da elétrica.

Porém, na opinião dos profissionais de saúde, o melhor mesmo é escolher a melhor escova dental elétrica. O seu formato menor é mais adequado aos diferentes tipos de boca e dentição, alcançando as sujeiras mais profundas. Não é que a escova de dentes normal não seja boa, é que a elétrica oferece mais vantagens para você.

Qual é a opinião profissional?

Os dentistas apontam que uma escovação de qualidade deve remover quase 100% da placa bacteriana. E isso é possível utilizando uma escova de dentes manual? Com certeza! O porém é que, infelizmente, a maioria das pessoas nunca aprendeu a escovar os dentes corretamente.

Isso significa que, em primeiro lugar, deve escolher a escova mais indicada aos seus dentes. Depois, é preciso fazer os movimentos corretos, com a pressão correta, para que todos os lugares sejam limpos. Por fim, muita gente desconhece o fato de que é preciso que uma escovação próxima do perfeito dure pelo menos dois minutos, inclusive pare evitar o tártaro e as cáries.

Por outro lado, uma escova dental elétrica facilita todo esse processo. As mais tecnológicas praticamente fazem o “serviço sujo” para você. Basta que leve a cabeça a todas partes para que os movimentos do aparelho realizem a mágica.

É pensando na qualidade final da sua higiene bucal que é melhor escolher uma escova dental elétrica que uma manual. O investimento pode ser um pouco pesado, mas pode evitar que você gaste milhares de reais com tratamentos em um dentista.

Escova de dente elétrica vale a pena?

escova dental elétrica recarregável

De modo geral, a escova de dente elétrica é melhor e vale muito mais a pena. Ela pode até sair mais caro de início, porém a longo prazo o valor compensa. Uma escova tradicional precisa ser trocada mensalmente. A versão elétrica é recarregável e não produz lixo.

A única parte que precisa ser substituída é a cabeça da escova, que pode ser trocada a cada seis meses de uso. Além disso, o valor não é assim tão mais alto. Você pode facilmente economizar em outras coisas para fazer este pequeno investimento.

Outra vantagem é a qualidade da escovação. Com a escova de dente elétrica, você consegue deixar seus dentes mais limpos, mesmo sem ter o conhecimento necessário para tal. A limpeza tem melhores resultados porque com esse tipo de escova fica mais fácil exercer a pressão certa e controlar melhor o tempo.

A vibração da escova elétrica também é ótima para as suas gengivas e boa parte dos modelos disponíveis à venda são adaptados para esse tipo de limpeza. Quem tem gengivite sabe que escovar os dentes não é o momento mais agradável do dia. O problema implica em sangramentos e torna a escovação mais difícil.

Como escolher uma boa escova elétrica?

Não adianta trocar a sua escova tradicional por uma elétrica de má qualidade. A escova de dente elétrica é melhor quando você opta por uma versão boa e certificada. Portanto, na hora de fazer a troca, escute a recomendação do seu dentista.

Procure marcas conhecidas e escovas que tenham sido aprovadas em testes de qualidade. Principalmente se a escova for para crianças e adolescentes. Também leve em consideração o tipo de arcada, pois as escovas elétricas também são classificadas de acordo com suas funcionalidades.

Prefira as escovas que são recarregáveis que as versões com pilhas. As escovas elétricas a pilhas estragam com mais facilidade e podem apresentar problemas já que pilhas e água são uma péssima combinação.

Não precisa comprar a escova mais cara do mercado. Muitas marcas medianas oferecem soluções simples que cabem no seu bolso. O mais importante é saber o que recomenda o seu dentista e seguir seus conselhos para evitar problemas a longo prazo.

E para as crianças?

As crianças pequenas também podem usar escova de dente elétrica. Inclusive é recomendado que eles comecem desde pequenos a se habituar a escovação e esse tipo de escova pode ajudar. As escovas elétricas têm temporizador. Elas facilitam o trabalho, ainda mais das crianças que ainda não têm muita coordenação motora.

Atualmente, muitas marcas disponibilizam escovas elétricas infantis dos mais diversos modelos. Elas são adaptadas e coloridas, perfeitas para encantar os pequenos.

 

 

 

 

Crédito das imagens: Freepik