Plantar hortelã é mais fácil do que você imagina; saiba todas vantagens e benefícios

Saiba como plantar hortelã em vasos! Aprenda o passo a passo para fazer um cultivo simples em casa.

Vamos plantar hortelã? Essa é uma erva muito consumida no Brasil, muito querida pelo seu sabor adocicado e aromático. Porém, você sabe quais são os benefícios que essa planta medicinal pode trazer para a sua saúde? Confira hoje no SaúdeLab e aprenda o passo a passo para fazer um cultivo simples em casa!

Os benefícios de plantar hortelã

A hortelã é uma planta que possui propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e expectorantes. Dessa forma, o chá da planta é muito visado para o tratamento de sintomas de gripes e resfriados, já que diminui a congestão nasal e a tosse. Além disso, ele também atua no tratamento de infecções de garganta.

Mas os benefícios da planta não param por aí: por possuir óleos essenciais como o mentol e a mentona, que atuam diretamente no sistema nervoso central, a hortelã também é capaz de trazer uma sensação de relaxamento, diminuindo o cansaço mental. Ademais, essa mesma ação relaxante pode diminuir a tensão nervosa e muscular, aliviando dores de cabeça e no corpo, além de dores menstruais.

Do mesmo modo, a hortelã também pode ser utilizada para tratamento de problemas digestivos, como diarreia, excesso de gases, inchaço e dores abdominais. Por conseguinte, ela também atua no alívio de processos de náuseas e vômitos. Outro de seus benefícios especiais é o estímulo à produção de bile, o que faz com o fígado se mantenha saudável, equilibrando afecções que possam o acometer.

Assim, ter um cultivo particular de hortelã é sempre uma boa opção! Portanto, veja abaixo como fazê-lo da maneira mais simples e aproveite os seus benefícios!

plantar hortelã - xícara de chá
O chá de hortelã pode proporcionar diversos benefícios. Aprenda a cultivar a planta em casa e aproveite-os! Fonte: Canva.

Como plantar hortelã

O plantio da hortelã se dá através de mudas, que podem ser adquiridas em horticulturas ou retiradas diretamente de uma planta adulta. Nesse sentido, é necessário estimular o crescimento das raízes da muda, e isso pode ser feito de maneira simples. Basta colocá-la em um copo com água, deixando-o em local iluminado até que as raízes atinjam cerca de 10cm.

Passo a passo para o plantio

Preparo do solo

Para fazer o plantio da hortelã em vaso, selecione um modelo de plástico, que tenha furos na base para facilitar o escoamento da água das regas. Assim, basta preenchê-lo com terra fértil e bem drenada, com boa quantidade de material orgânico. Em seguida, faça uma cova com três vezes o tamanho da raiz e acomode a muda nela. Cubra a base com terra leve e faça uma rega moderada em seguida.

Tempo de germinação

Depois de plantada, a hortelã demora cerca de 21 dias para se desenvolver de maneira completa.

Melhor época de plantio

A hortelã é uma erva de climas temperados e amenos. Assim, a melhor época para o seu cultivo é entre o outono e o inverno, a saber, entre os meses de março e setembro.

Regas

A irrigação da hortelã deve ser feita diariamente até o seu desenvolvimento completo, de forma moderada e com cuidado para não encharcar o solo. Após o tempo de amadurecimento da planta, as regas devem ser feitas apenas quando o solo aparentar estar seco. Além disso, faça podas frequentes na planta e não deixe que ela floresça, pois seus nutrientes serão canalizados para o desenvolvimento das flores, e não das folhas.

Luminosidade

Coloque o vaso de hortelã em um local com incidência de luz solar. No caso de cultivo dentro da residência, deixe a planta próxima a janelas que recebam luminosidade durante a manhã.

Qual a melhor forma de aproveitar a hortelã

A melhor forma de aproveitar a hortelã é através do chá de suas folhas. Assim, basta adicionar uma colher de sopa de folhas frescas da planta à 150ml de água previamente fervida. Por fim, aguarde cerca de 10 minutos, coe e beba a infusão. O consumo recomendado é de 2 a 3 vezes ao dia.

Contudo, é necessário salientar que o chá de hortelã não deve ser consumido por gestantes, lactantes e crianças menores de 5 anos. Do mesmo modo, a bebida também não é indicada para pessoas que sofrem de refluxo, pedras na vesícula ou nos rins, hérnia de hiato e inflamações na vesícula biliar.

Leia mais: Aprenda a plantar babosa em casa e aproveite todos os benefícios dessa…

Benefícios das ervas e temperos caseiros: prevenção contra o envelhecimento precoce e até câncer

Confira mais informações com a Bióloga Gabi Pastro e aprenda como prevenir doenças usando ervas e temperos como a hortelã, por exemplo.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação