Como desidratar laranja? É possível fazer isso em casa? Saiba mais sobre

Muitas frutas podem ser desidratadas para mudar sua textura e parte das propriedades

De antemão, existem diversas opções de frutas desidratadas no mercado. Algumas são mais populares que outras, como o damasco e ameixa. Porém até mesmo a laranja pode ser transformada em uma fruta seca, se for corretamente desidratada. Sendo assim, o SaúdeLab vai te ensinar a como desidratar laranja, e se é possível fazer isso em casa ou não.

Uma boa parte da laranja é composta por água. Logo, desidratar ela muda consideravelmente a sua textura. Mas essa característica é comum para todas as frutas secas, e por isso há muitas pessoas que gostam e não gostam delas. No caso da laranja desidratada, uma das vantagens é que ela pode ser consumida no dia a dia, ou até mesmo utilizada na decoração de pratos, como bolos, carnes brancas e similares.

Como desidratar laranja corretamente?

Conforme fora dito, a laranja é uma fruta muito rica em água, e por isso o processo de desidratação altera muito ela. Consequentemente, por mais simples que o processo seja, ele deve ser feito com cuidado para que a laranja não perca de suas características originais do que o normal. Dito isso, confira a seguir o passo a passo de como desidratar laranja da maneira correta:

  1. Antes de mais nada, comece higienizando a laranja sob água corrente.
  2. Feito isso, ligue o seu forno sob fogo baixo para pré-aquecer ele.
  3. Utilizando uma faca bem afiada, corte a fruta em rodelas do mesmo tamanho. Tome cuidado para que as fatias não fiquem nem muito finas e nem muito grossas.
  4. Depois de alguns minutos, quando o forno já estiver pré-aquecido, mantenha ele semiaberto.
  5. Agora disponha as fatias de laranja sob uma forma e leve-as para o forno, ainda deixando-o semiaberto.
  6. Por fim, depois de aproximadamente uma hora, você já pode retirar e usar as rodelas.

Existem outras excelentes formas de desidratar a laranja

Por incrível que pareça, a laranja pode ser desidratada através de diferentes métodos. Um deles, e provavelmente o mais tradicional, é com a exposição ao Sol. Ele consegue ser ainda mais econômico, mas nem todos possuem os materiais ou espaço necessários. Por isso outra ótima alternativa é preparo na airfryer. Como a estrutura dela é obviamente diferente da de um fogão, é preciso acomodar melhor as rodelas no aparelho. Porém se você tomar os mesmos cuidados do passo a passo anterior, não há como errar.

Vantagens e desvantagens da laranja desidratada

Tão importante quanto aprender a como desidratar laranja é conhecer melhor as propriedades dela. Começando por alguns dos seus pontos negativos, a perda de água que ela sofre obviamente impede que o alimento seja bom para a hidratação, como é o caso da laranja in natura. Mas outra consequência desse processo é que os carboidratos da laranja se tornam mais concentrados, e portanto seu consumo deve ser moderado.

Por outro lado, a laranja seca apresenta uma boa parte da sua composição nutricional original. Com isso, a grande maioria dos compostos benéficos da laranja continuam presentes em sua versão desidratada. E a partir desses compostos, podemos obter efeitos para a saúde como:

  • Aumento da imunidade
  • Combate contra cânceres e anemia
  • Promoção da saúde intestinal
  • Inibição do envelhecimento precoce
  • Manutenção da saúde óssea
  • Proteção contra problemas cardiovasculares
  • Conservação da saúde dos olhos e visão

Leia mais: 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação