Você sabe higienizar sua escova de dentes corretamente? Veja o passo a passo

A higiene bucal é uma das muitas formas de manter a saúde do nosso organismo. Contudo, ela só é eficiente se for feita corretamente. Para isso, não basta apenas comprar uma boa pasta de dentes, mas a escova também precisa estar em bom estado. Portanto, o SaúdeLab vai te ensinar a como fazer limpeza profunda da escova de dentes, e mantê-la sempre em condições perfeitas para o uso.

A princípio, a limpeza da boca não depende apenas da qualidade dos produtos e instrumentos que você utiliza. Claro que uma boa marca de fio dental, pasta e escova de dentes são essenciais para manter a saúde na boca. Porém, a escova, por exemplo, é um instrumento que se desgasta bastante, e que fica exposto a condições diversas. Logo, a manutenção e limpeza dela são essenciais para garantir uma boa higiene bucal.

Importância da limpeza profunda da escova

Primeiramente, a boca é um ambiente onde, devido a alimentação e outros hábitos, forma-se placas compostas por diversas bactérias. Estas são capazes de causar condições graves, como periodontite, cáries e gengivite. Logo, a forma mais eficaz de se evitar essas doenças, é interferindo no ambiente estabelecido na boca. Para isso, a escova e a pasta de dentes atuam na remoção da placa bacteriana.

Por mais que nós removamos as bactérias e higienizamos a boca durante a escovação, ao final do processo a própria escova de dentes pode estar carregando bactérias sobreviventes entre suas cerdas. Ademais, ao carregá-las juntamente com resíduos de comida e saliva, cria-se um ambiente perfeito para a proliferação dos microrganismos, sem falar que a escova é geralmente armazenada no banheiro, que também possui bactérias.

Como fazer limpeza profunda da escova de dentes
A higiene bucal é essencial para a saúde do organismo. Foto: Pixabay

Como fazer a limpeza profunda na escova de dentes

A princípio, existem várias formas de se limpar a escova de dentes. A primeira delas começa ao mergulhar e mexer as cerdas da escova dentro de um enxaguante bucal, por cerca de 30 segundos. Em seguida, coloque duas colheres de chá de bicarbonato de sódio em um copo de água, e mergulhe a escova. Por fim, antes de usar, misture uma colher de chá de água oxigenada 3% em uma xícara de água e agite a colher dentro.

Para complementar a limpeza, pode-se tomar alguns cuidados. Um deles é, semanalmente, deixar as cerdas da escova mergulhadas em vinagre, durante um noite inteira. Ademais, também é possível adquirir uma pastilha para limpeza de próteses. Para usá-la, basta dissolve-la segundo suas instruções, e mergulhar as cerdas.

Leia também: O fio dental se usa antes ou depois de escovar os dentes?

Outros cuidados importantes com a escova

Caso você não tenha condições de fazer a limpeza da escova explicada anteriormente, existem formas mais fáceis de se fazê-la. Usar água fervente, por exemplo, é uma dessas formas, onde você só precisa mergulhar a escova na água bem quente por até 3 minutos. Dessa mesma forma, uma lava-louça, que utiliza água quente nas lavagens, também pode fazer a limpeza da escova.

Por fim, apesar da limpeza periódica da escova de dentes ser importante, existem outros cuidados que também são essenciais. Um deles é sobre o armazenamento, onde a escova precisa sempre ser guardada  em local seguro, limpo e arejado. Por outro lado, independentemente dos cuidados com a escova, lembre-se de que ela precisa ser trocada a cada 3 meses.

Leia agora mesmo: Quanto tempo pode usar a mesma escova de dentes? Saiba a hora certa de trocar e evitar problemas

Como viver CHEIROSA? Veja as 8 dicas para você POTENCIALIZAR a seu PERFUME!

Como viver cheirosa? Veja as 8 dicas para você potencializar seu perfume!Seu perfume dura pouco? Você gostaria de estar sempre cheirosa mas não sabe como? Não se preocupe. Existem truques simples para que seu perfume se torne tão marcante quanto você! Então, continue lendo para aproveitar seu perfume ao máximo e ainda economizar em compras para prolongar as fragrâncias.

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915