Book Appointment Now
Como fazer para higienizar uvas em cachos corretamente?
Sem dúvidas, as frutas marcam uma enorme presença na alimentação de muitas pessoas. Dentre elas, a uva é uma bastante consumida, pelo sabor e textura únicos. Contudo, para consumi-la, é preciso saber higienizar ela corretamente. Portanto, venha com o SaúdeLab a aprenda a como fazer para higienizar uvas em cachos corretamente.
A primeira vista, algumas pessoas podem pensar que a uva não precisa ser higienizada. Muitos costumam consumir ela logo após chegar em casa com as compras. Porém, assim como toda fruta, a uva também possui uma superfície que necessita de limpeza. Sendo assim, fique por dentro dos detalhes e da importância de se higienizar uvas.
Qual a importância de higienizar uvas?
Atualmente, quase todas as frutas que consumimos são expostas a agrotóxicos e pesticidas durante o seu plantio. A princípio, essas substâncias são aplicadas no intuito de aumentar a produção e evitar problemas nela. Contudo, infelizmente elas são muito prejudiciais para nossa saúde e para o solo. Logo, uma uva que tenha sido exposta a esse tipo de condição, pode causar danos no nosso organismo se não for devidamente higienizada.
A princípio, as frutas estão expostas a condições possivelmente ruins mesmo após a sua colheita. Durante o transporte e armazenamento delas, também pode haver algum descuido. Ademais, as frutas passam um tempo considerável no mercado antes de serem adquiridas, incluindo a uva. Portanto, higienizar uvas é um hábito necessário para o consumo seguro delas.
Como fazer a higiene correta das uvas?
Primeiramente, para manter as uvas limpas, será necessário utilizar água corrente e um produto sanitizante. Este pode ser a água sanitária, que para ficar adequada para o uso, precisa ser diluída. No caso, para cada litro de água, é necessário adicionar uma colher de sopa de água sanitária, e misturar bem.
A higienização da uva começa pelo enxague. Frutas mais resistentes podem ser esfregadas delicadamente com uma escovinha, porém não há necessidade disso para as uvas. Para elas, basta enxaguar bem em água corrente e depois deixar de molho na água sanitária. Após 10 minutos na solução, ela pode ser retirada e enxaguada novamente, e se quiser, você pode adicionar vinagre na água de enxague.
Outras dicas para manter as uvas limpas
Assim como a água sanitária, o bicarbonato de sódio também é um grande aliado na limpeza das uvas. O processo é bastante similar, pois também será necessário uma colher de sopa do bicarbonato para cada litro de água. Contudo, a uva precisa ficar de molho na mistura por 15 minutos, e ela deve cobrir o cacho todo.
Conforme foi dito, não há necessidade de usar uma escova ao higienizar uvas, pois elas são mais frágeis. Porém, essa fragilidade pode resultar em uvas estragadas ou rachadas, seja por choque físico ou exposição química a pesticidas ou microrganismos. Portanto, lembre-se de descartar as unidades da uva que estiverem ruins e sempre consuma as frutas bem higienizadas.