Como melhorar a aptidão física em 5 passos que dão resultados positivos

Não é de hoje que os médicos recomendam o desenvolvimento de uma boa aptidão física, de forma a estabilizar a nossa saúde física e mental. Assim, isso tem a ver com o desenvolvimento de um bom condicionamento corporal, o ideal para cada pessoa. Portanto, veja hoje no SaúdeLab 5 passos necessários para atingir esse processo!

Na verdade, desenvolver uma boa aptidão física pode te ajudar em vários aspectos da vida. Ou seja, desde atingir um bom desempenho caso você faça exercícios, até a aprovação em um concurso público. Porém, trabalhar em seu condicionamento vai além, e proporciona benefícios tanto físicos quanto mentais. Confira!

Melhorando o condicionamento corporal: veja como conseguir uma boa aptidão física

O sedentarismo é uma das grandes causas de doenças ligadas ao coração, entre outras. Assim, todos sabem que o ideal é evitá-lo, fazendo da prática de exercícios algo constante em nossa vida. Entretanto, se engana quem pensa que somente isso é condição para desenvolver uma boa aptidão física. Na verdade, existe uma série de outros fatores ligados a esse processo.

Portanto, confira agora os 5 passos fundamentais para melhorar seu condicionamento físico!

alimentos para melhorar aptidão física
Uma alimentação equilibrada é fundamental para desenvolver uma boa aptidão física. Fonte: Canva.

Como melhorar a gestão do corpo: construindo um bom condicionamento

1. Exercícios regulares

Sim, os exercícios são a base da nossa saúde, e contribuem para a manutenção de uma boa condição física e mental. Porém, para que eles ofereçam resultados, é necessário que a prática seja constante. Assim, a frequência e a construção de uma rotina de atividades podem ajudá-lo a desenvolver uma excelente aptidão física.

2. Descanso correto

De nada adianta treinar se você não descansa o suficiente. Isso porque o corpo precisa repor a energia perdida durante a prática de exercícios, e isso é feito durante o sono. Dessa forma, em pessoas que não dormem ao menos 7 horas diárias, o corpo fica estático, criando uma sobrecarga de treinamento que acaba prejudicando o condicionamento físico.

Além disso, dependendo do tipo de atividade física, o corpo pode precisar de uma pausa que pode variar entre 24, 48 e 72 horas.

3. Combine treinos de força e cardio

Também não adianta focar sempre em um tipo só de exercício. Para desenvolver uma boa aptidão física, é necessário intercalar treinos que fortalecem os músculos com aqueles que queimam calorias, os chamados cardiorrespiratórios. Assim, a combinação dos dois fará com que você desenvolva força e agilidade, condições ideais para um bom condicionamento.

4. Faça uma mudança de hábitos

Que tal deixar o carro na garagem e ir ao mercado a pé? Essa é uma mudança de hábito importante, que pode ajudar a desenvolver uma boa aptidão física. Além disso, utilize mais a sua bicicleta e opte por subir escadas ao invés de pegar o elevador. Com o tempo, tais ações se tornarão rotina e você naturalmente verá crescer o seu desempenho.

5. Por fim, alimente-se melhor!

Toda e qualquer atividade física deve ser combinada a uma boa alimentação, de forma a gerar resultados satisfatórios e promover uma boa aptidão física. Desse modo, invista em um cardápio equilibrado e evite frituras, refrigerantes, processados, alimentos gordurosos e enlatados.

Além disso, mantenha-se sempre hidratado e evite fazer refeições pesadas à noite. Seguindo esses 5 passos, você terá uma melhora constante da sua aptidão física!

Compartilhe seu amor
Elizandra Civalsci Costa
Elizandra Civalsci Costa

Farmacêutica (CRF MT n° 3490) pela Universidade Estadual de Londrina e Especialista em Farmácia Hospitalar e Oncologia pelo Hospital Erasto Gaertner. - Curitiba PR. Possui curso em Revisão de Conteúdo para Web pela Rock Content University e Fact Checker pela poynter.org. Contato (65) 99813-4203

Artigos: 1025