Book Appointment Now
Como tomar cúrcuma todos os dias? E quais são seus principais efeitos? Descubra
Como tomar cúrcuma todos os dias? – De antemão, quem está familiarizado com a cúrcuma e já costuma usar na cozinha, sabe o quão saborosa ela é. Entretanto, o que nem todo mundo sabe é que esse tempero também é riquíssimo em propriedades.
Por isso vale muito a pena aprender a incluir ela no dia a dia. Sendo assim, o SaúdeLab vai te ensinar como tomar cúrcuma todos os dias, e quais são seus principais efeitos.
Na composição nutricional da cúrcuma, podemos encontrar uma grande variedade de substâncias, como os compostos fenólicos e a curcumina. A partir dessa composição, o tempero é capaz de exercer efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e muitos outros.
E consequentemente o consumo diária do cúrcuma acaba sendo uma forma de acessar esses efeito de maneira eficaz e constante.
Como tomar cúrcuma todos os dias?
Obviamente que a forma mais óbvia de usar a cúrcuma no dia a dia é através das refeições, visto que ela é um tempero bem versátil. Entretanto existem formas mais concentradas dela, e que são perfeitas para que possamos acessar todos os seus benefícios, reforçando a importância de saber como tomar cúrcuma todos os dias.
Uma dessas formas são as cápsulas, cujo o consumo se limita para até 1g diária, o que geralmente totaliza 4 cápsulas por dia.
Sob o mesmo ponto de vista, não podemos deixar de falar sobre o chá de cúrcuma. Ele inclusive é empregado como um remédio caseiro para diversas condições de saúde.
Para fazê-lo, basta colocar uma colher de chá da cúrcuma em 150ml de água fervente. Depois de alguns minutos de cocção, o chá já pode ser consumido, sendo ideal limitar esse consumo para 3 xícaras diárias, preferencialmente uma antes de cada refeição.
Quais são as vantagens desse consumo diário?
- Combate os radicais livres: conforme fora dito, a composição nutricional da cúrcuma garante a ela um efeito antioxidante. É através dele que o tempero consegue combater os radicais livres do organismo, responsáveis pelo envelhecimento precoce e por doenças neurodegenerativas.
- Ameniza a depressão: a curcumina, mencionada anteriormente, exerce efeito sob os níveis da dopamina e serotonina. Ambos são neurotransmissores indispensáveis a para regular o humor e bem-estar.
- Mantém o colesterol controlado: também graças as seus efeitos antioxidantes, a cúrcuma inibe a oxidação de gorduras, o que por sua vez impede os níveis de colesterol de se elevarem.
- Auxilia na perda de peso: combinando o efeito anterior com a ação termogênica da cúrcuma, podemos dizer que o tempero é um grande aliado para as pessoas que desejam emagrecer.
Tenha sempre moderação no consumo da cúrcuma para evitar malefícios
Enfim, você aprendeu a como tomar cúrcuma todos os dias, mas um cuidado que não podemos deixar de mencionar é a moderação no consumo dela. Por mais benéfico que esse ingrediente seja, em excesso, ele se torna um problema para a nossa saúde.
Isso porque a cúrcuma tem o potencial de irritar o nosso estômago e causar enjoos quando se encontra em grandes quantidades.
Leia mais:
- Açafrão quebra jejum intermitente, ou pode consumir normalmente? Entenda
- Os poderosos efeitos da cúrcuma em cápsula: 10 motivos para incluir na rotina alimentar
- Cúrcuma faz mal para pressão alta? Saiba de que forma ela afeta seu organismo
- Cúrcuma faz mal para os rins? Descubra seus perigos e use corretamente