Como tomar urucum para colesterol? Ele realmente funciona? Descubra

É possível saber como tomar urucum para colesterol? Aliás, você já ouviu falar do urucum? Se sim, então provavelmente conhece ele como um corante natural, que pode ser usado em tintas e até mesmo em alimentos.

Porém o que poucos sabem é que o urucum oferece benefícios para a saúde, e é considerado um aliado no controle do colesterol. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, saiba como tomar urucum para colesterol e descubra se ele realmente funciona.

À primeira vista pode ser difícil de acreditar que o urucum realmente consegue afetar os níveis de colesterol do organismo. As pequenas sementes dele são simples, e claramente agem como excelente corantes.

Mas não podemos esquecer que o urucum é tido como uma planta medicinal também. E esse tipo de produto costuma sempre ser muito rico em diversas propriedades para a nossa saúde.

Como tomar urucum para colesterol?

Conforme fora dito, o urucum é usado como corante alimentício. Entretanto, nessa forma as suas propriedades não são tão acessíveis ou significativas. Na culinária o seu uso costuma ser feito através do óleo de urucum, que é basicamente um mistura de sementes de urucum com o óleo de girassol.

E o óleo de urucum por sua vez pode ser usado para refogar diversos pratos, e combina muito como tempero em saladas.

Por outro lado, existem maneiras mais práticas, e talvez até mais eficazes de como tomar urucum para colesterol. Uma delas é através do consumo das cápsulas de urucum, que apesar de acessíveis, devem ser feitas de preferência sob a orientação de um nutricionista. E a outra é o famoso chá de urucum, uma infusão caseira feita apenas com água e as sementes e folhas dessa planta. Mas vale lembrar que a moderação é um cuidado necessário em todo caso.

Mas como o urucum é capaz de afetar o colesterol?

Agora que você sabe como tomar urucum para colesterol, você provavelmente deve estar se perguntando: por que ele consegue ser eficaz nisso? Bem, novamente, o urucum é uma planta medicinal, e que portanto apresenta múltiplas propriedades.

Por exemplo, em sua composição podemos encontrar potássio, um mineral que auxilia no controle da pressão arterial. E por incrível que pareça, os benefícios dele para o sistema cardiovascular não param por aí.

No caso, o urucum é uma planta rica em compostos antioxidantes. A princípio eles são conhecidos por combaterem os radicais livres do organismo. Entretanto também é através dos antioxidantes que os níveis de colesterol são controlados, especificamente os níveis do colesterol considerado ruim.

Quando em grandes quantidades, este é responsável pela formação de placas de gorduras nos vasos, as quais levam à múltiplos problemas cardiovasculares.

O urucum não é a única planta útil para o colesterol

Enfim, tendo aprendido a como tomar urucum para colesterol, e como ele atua no nosso organismo, vale a pena conhecer algumas outras plantas e ervas medicinais que exercem esse mesmo efeito.

Obviamente que, se você sofre de colesterol alto, o acompanhamento médico, restrições alimentares e uso de medicamentos são todos cuidados indispensáveis. Contudo, consumir algumas das plantas a seguir, através de chás, também é de grande ajuda:

  • Cúrcuma
  • Camélia
  • Alcachofra
  • Erva-mate
  • Dentre-de-leão

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915