Cresce a apreensão de alimentos contaminados nos últimos dias; saiba os cuidados

A intoxicação de alimentos é muito comum principalmente de vegetais e frutas, pois elas também podem causar doenças

Na Austrália 164 pessoas apresentaram intoxicação após consumir um tipo de espinafre chamado de ” baby”. Enquanto isso, recentemente no Brasil, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) interceptou 49 toneladas de uvas passas contaminadas na fronteira do Brasil com Paraguai. Saiba com o blog SaúdeLab como evitar intoxicação de vegetais e frutas contaminadas?

Espinafre e uvas passas contaminadas

No posto da fronteira de São Borja/RS e Foz do Iguaçu/PR foram interceptadas 49 toneladas de uvas passas contaminadas, os produtos tinham como destino uma fábrica de panetones. Contudo, o alimento que seria processado na região Metropolitana de São Paulo, foi detectado com Ocratoxina A.

A princípio, essa substância produz alguns tipos de fungos, mas a fiscalização detectou cerca de quatro vezes do máximo permitido para este tipo de alimento de Ocratoxina. Deste modo, quando passa do limite ele se torna um alimento tóxico e pode prejudicar a saúde.

Enquanto isso, na Austrália 164 pessoas foram intoxicadas por espinafre contaminado, as pessoas que consumiram o vegetal apresentaram alucinações e visão embaçada. A Food Standards Australia New Zealand (FSANZ) empresa responsável pelas normas alimentares da Austrália e Nova Zelândia. Explicou que os vegetais contaminados foram recolhidos, além de outros 16 produtos que apresentaram o mesmo problema.

Leia também: Feijão cozido dura quanto tempo na geladeira? Evite riscos e contaminação

Intoxicação como se prevenir

Diante de situações como estas o consumidor fica preocupado, pois mesmo comprando alimentos em locais seguros corremos o risco de ter uma intoxicação por alimentos contaminados. Dessa forma, como podemos nos prevenir de uma intoxicação.

Geralmente, quando a pessoa fica intoxicada com alguma verdura ou fruta, apresenta alguns sintomas como confusão, vertigem, dor de cabeça e vômito. Contudo, em casos graves a situação pode piorar, e a pessoa apresentará dificuldades respiratórias, falência renal, e caso não faça tratamento pode levar a morte.

Deste modo, é preciso tomar muito cuidado e notar certos sinais nestes alimentos. O primeiro deles é o aspecto e cheiro. Entenda que em algumas frutas manchas, com riscos e furos pode significar um sinal de alerta, assim como a textura de verduras e frutas.

Além disso, a higienização é fundamental para não correr o risco de intoxicação, ao chegar do supermercado e da feira, você deve lavá-los, antes de armazená-los. Com uma escovinha lave com detergente neutro as frutas e verduras e enxágue de forma abundante. Assim você consegue retirar todos os resíduos.

Por fim, dilua entre 40% a 50% de vinagre para cada litro de água. Deixe os alimentos de molho nessa solução por cerca de 20 minutos. Logo retire e enxágue na água corrente.

Veja também: Como evitar contaminação na cozinha? Veja 4 dicas simples e práticas para diminuir os riscos

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação