Dia Mundial da Menopausa: como evitar gravidez nessa fase com segurança

Existem soluções que você precisa conhecer antes de se proteger

O Dia Mundial da Menopausa, 18 de outubro, chama a atenção de profissionais de saúde e mulheres para a possibilidade de gravidez na perimenopausa. Saber que ela pode acontecer é de extrema importância e você deve estar segura do que fazer para se proteger. Conheça aqui no SaúdeLAB os riscos, como evitar gravidez na menopausa e quais os métodos contraceptivos mais indicados.

Como evitar gravidez na menopausa

O período da menopausa, propriamente dito, se confirma com cessação do ciclo menstrual por 12 meses seguidos. Além disso, existem dosagens hormonais ou exames de ultrassom que podem validar a chegada dela na vida da mulher.

Nesse período de transição chamado de ‘perimenopausa’, os riscos de engravidar são possíveis e para evitá-los, é necessário conhecê-los para usar de forma segura.

Por outro lado, pode acontecer a menopausa precoce e nesse caso, os métodos contraceptivos também precisam ser usados para evitar a gravidez.

Um dos maiores riscos de engravidar na menopausa são as complicações que podem surgir, tanto na mão como no feto, ou seja, malformações fetais e problemas no parto.

Métodos contraceptivos indicados na menopausa

Antes de decidir qual será o método contraceptivo para evitar gravidez na menopausa, lembre-se que ele deve ser sindicado pelo ginecologista. Não tome nenhuma decisão por conta própria, pois pode causar danos à sua saúde.

Ciente disso, conheça os métodos mais comuns de como evitar gravidez na menopausa disponíveis hoje. Eles poderão ser usados desde que não haja contraindicações clínicas, como tabagismo, pressão alta descompensada ou à critério médico.

1. Contraceptivos à base de hormônios

As pílulas com baixos índices de estrogênio podem ser uma primeira opção.

2. DIU (Dispositivo Intrauterino) e SIU (Sistema Intrauterino)

A escolha do DIU e do SIU também são possíveis e podem ser eleitos de acordo com a necessidade de cada mulher.

3. Ligadura de trompas

Mulheres que já realizaram ligadura de trompas não precisam se preocupar em como evitar gravidez na menopausa.

4. Uso de Preservativos

Essa opção de usar o preservativo, a famosa ‘camisinha’, não deixa de ser uma excelente escolha. Seu uso não é importante apenas em como evitar gravidez na menopausa, mas evitar contrair doenças sexualmente transmissíveis.

A indicação de cada método irá depender das demandas individuais de cada mulher. Caso haja sangramentos, piora dos sintomas característicos da menopausa ele poderá ser trocado pelo que for mais adequado.

Complicações de gravidez tardia

Há riscos de problemas genéticos para gravidez na menopausa ou em idades mais avançadas devido ao envelhecimento dos óvulos. Doenças como Síndrome de Down tem alto índice em gravidez tardia. Além disso, outras complicações como abortos, eclampsia, prematuridade e diabetes gestacional são mais possíveis em gravidez na menopausa.

Leia também: Quais são os primeiros sintomas de menopausa? Entenda todos eles e não se apavore!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação