Book Appointment Now
Diabético pode comer feijão? Qual é a relação entre ele e a diabetes?
Será que o diabético pode comer feijão? Quase todo brasileiro tem o feijão como uma das bases de suas refeições. E motivos para isso não faltam, já que além de saboroso, ele também é bastante nutritivo.
Contudo, o que poucos levam em consideração é como ele pode afetar a saúde de pessoas diabéticas. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar se um diabético pode comer feijão, e qual a relação entre ele e essa condição.
De antemão, o feijão é um grão com diversas polêmicas. Ao mesmo tempo que ele é uma das principais fontes de ferro da nossa dieta, ele também favorece bastante a formação de gases no intestino.
Ou seja, por mais saudável que ele seja, o feijão tem seus prós e contras. Resta saber se ele pode ou não afetar a diabetes de alguma forma, seja positivamente ou negativamente.
Quem é diabético pode comer feijão mesmo?
Em suma, a diabetes é uma condição de saúde que limita bastante o consumo de carboidratos. Isso porque o corpo de uma pessoa que sofre de diabetes não tem a capacidade normal de controlar os níveis de glicose do organismo.
E a glicose por sua vez é elevada quando consumimos carboidratos. Caso acabe sendo elevada demais, ela passa a causar incontáveis danos na saúde do nosso organismo.
Mas então, diabético pode comer feijão ou não? Essa dúvida se dá pelo fato de que ele é fonte de carboidratos. Mas existe outro nutriente do feijão que é bem expressivo, e está diretamente ligado com eles.
No caso, estamos falando das fibras, que além de promoverem a saúde intestinal, ajudam a aumentar o tempo de absorção dos carboidratos, diminuindo o impacto deles sob os níveis de glicose. Então sim, diabético pode comer feijão normalmente.
E o arroz? Também pode ser consumido por diabéticos sem problemas?
A princípio, raramente comemos o feijão sozinho, já que ele faz uma dupla perfeita com o arroz. Entretanto, não é porque o diabético pode comer feijão que o arroz é igualmente seguro.
Ele infelizmente sofre com o problema de ser muito rico em carboidratos, e suas fibras não são tão significativas quanto as do feijão. Sendo assim, a moderação no consumo de arroz é um cuidado muito importante para os diabéticos.
O preparo e porções do feijão devem ser levados em conta
Conforme fora dito, quem é diabético pode comer feijão por causa da riqueza dele em fibras, que são mais expressivas que os seus carboidratos. Por outro lado, ele ainda é um alimento com carboidratos.
Logo, apesar da moderação não ter de ser a mesma que é para o arroz, ainda assim não é uma boa ideia exagerar no consumo de feijão, por mais nutritivo que ele seja.
Enfim, outro ponto muito importante é o modo de preparo do feijão. O feijão carioca comum que costumamos comer com o arroz é uma das melhores e mais saudáveis formas de consumir ele.
Contudo, pratos como a feijoada, bolinhos de feijão e e doces feitos a partir dele apresentam mais carboidratos. Consequentemente, a moderação é um cuidado ainda mais necessário nesses casos.
Leia mais: