Quais são as principais doenças reumáticas das articulações? Descubra

São um conjunto de doenças que afetam tanto os nervos das articulações como a musculatura da região

As doenças reumáticas das articulações são patologias que podem afetar os nervos e músculos. Muito comum em todas as idades, confira a seguir as principais doenças reumáticas nas articulações que o Saúde Lab separou para você.

Quais são as principais doenças reumáticas

As doenças reumáticas das articulações são um conjunto de doenças que afetam tanto os nervos das articulações como a musculatura da região. Uma curiosidade sobre essas doenças é que ela é mais comum em países desenvolvidos, isso porque uma de suas causas são os movimentos repetitivos, muito comum em determinados ambientes laborais.

Outro ponto que é muito importante ressaltar, é que cada doença reumática das articulações vai apresentar causas distintas. Entretanto, de modo geral, essas doenças são mais comuns em pessoas com mais de 60 anos, devido ao desgaste físico, como também em pessoas com sobrepeso. Em relação aos sintomas, é muito comum que a pessoa sinta dores na região das articulações, como cotovelos e joelhos, além de dificuldades em realizar movimentos, fadiga e cansaço.

Artrite Reumatóide

Entre as principais doenças reumáticas da articulação está a reumatóide. Essa doença se caracteriza por uma inflamação causada pelo próprio sistema imune, onde o organismo produz células que atacam as articulações da pessoa, causando assim dores e inchaços na região das mãos, pulsos e joelhos, por exemplo.

Veja também: O que é artrose e quais as causas? Tem tratamento? Descubra agora

Artrite Psoriásica

Quais são as principais doenças reumáticas
Quais são as principais doenças reumáticas – Imagem: Canva Pro

Em segundo lugar, temos a artrite psoriásica. Diferente dos outros tipos de reumatismo das articulações, esse se desenvolve a partir da doença psoríase, que se caracteriza por uma inflamação, mancha vermelha no couro cabeludo, joelho e cotovelo, que quando avança compromete as articulações dessas regiões do corpo.

Artrite Idiopática Juvenil

A artrite idiopática juvenil se manifesta antes dos 17 anos. Diferente das demais doenças reumáticas, pode acontecer da criança não sentir dores nas articulações. Além de atingir as articulações, quando crônica pode afetar o coração, a pele e os olhos, por exemplo.

Espondiloartrite

A espondiloartrite possui um subgrupo de artrite, as quais podem afetar a coluna vertebral e as articulações sacroilíacas, inflamações nos tendões e exame de sangue negativo para reumatóide.

Febre Reumática

A febre reumática é mais comum entre as pessoas que têm entre 5 a 15 anos, isso porque essa doença se manifesta na maioria das vezes após uma infecção de garganta causada pelo vírus estreptococo. Logo, a pessoa começa a ter febre e dores nas articulações, lembrando que é preciso ter uma predisposição à doenças reumáticas para manifestar a febre reumática após a infecção de garganta.

Gota

Essa doença reumática das articulações recebe esse nome devido se formar na região das articulações, bolsas de cristais. Essas bolsas de cristais são formadas devido ao aumento de ácido úrico no sangue e consequentemente no tecido das articulações. Sendo assim, é muito comum sentir dores e inchaço nessa região.

Osteoartrite

Por fim, a osteoartrite é a doença mais comum entre os adultos, isso porque ao longo dos anos perdemos tecido cartilaginoso além do desgaste dos ligamentos. Tudo isso faz com que o atrito entre as articulações seja maior e cause uma inflação.

Veja também: Você sabe o que é gordura vegetal hidrogenada? Ela faz muito mal para sua saúde

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação