Dor na panturrilha pode ser infarto? Ligue o alerta e saiba o que fazer

Serpa que dor na panturrilha pode ser infarto? A princípio, dores no corpo são sinais de incontáveis problemas. As vezes elas são apenas consequência da rotina, mas em alguns casos podem ser sintomas de problemas bem graves de saúde.

Por isso é importante saber identificar as possíveis de causas de certas dores. Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab, entenda se ter dor na panturrilha pode ser infarto e saiba como agir nesses casos.

Existe muita confusão a respeito dos sinas de infarto. Isso porque muitas vezes esse sinais não são tão perceptíveis, ou são meio generalizados, e também porque há muito senso comum a respeito desse assunto.

A dor na panturrilha é um grande exemplo disso, visto que há pessoas que acreditam que ela indica a possibilidade de infarto, mas não estabelecem uma relação entre uma coisa e outra.

Dor na panturrilha pode ser infarto mesmo?

De antemão, o infarto realmente costuma causar alguns tipos de dores pelo corpo. Afinal, ele é uma condição que afeta a musculação e batimentos cardíacos do coração, órgão responsável por bombear o sangue pelo corpo.

Ou seja, se ele é acometido por algum problema, todo organismo sofrerá consequências. Dito isso, existem casos em que de fato a dor na panturrilha pode ser infarto.

Os membros inferiores do nosso corpo precisam receber sangue para serem devidamente nutridos, e devolver o sangue para o coração depois que ele é aproveitado.

Quando esses fenômenos não ocorrem, em decorrência dos infartos, por exemplo, é normal que esses membros sofram com dores. Logo, por estar localizada nas nossas pernas, é possível afirmar que a dor na panturrilha pode ser infarto.

Leia mais: Língua dormente por ser Infarto? Entenda a relação e os sintomas mais comuns

Existem outros problemas que causam essa dor

Dada a localização e atividades da região, ter dor na panturrilha pode ser infarto e inúmeras outras condições.

Sendo assim, antes de se desesperar com esse sintoma, é bom conhecer quais condições são essas. Dito isso, confira a seguir algumas das principais causas de dor na panturrilha:

Deficiência de compostos minerais

Trombos venosa profunda

Câimbras nos músculos

Varizes extensas ou numerosas

Distensão ou estiramento muscular

Celulite infecciosa

Excesso de exercícios físicos

Sob esse ponto de vista, é preciso registrar que, caso você esteja sofrendo com dores na panturrilha, você deve procurar o atendimento médico, ainda mais se elas forem acentuadas ou persistentes. Apenas através dele será possível ter certeza da verdadeira causa da dor.

O que mais serve como sinal do infarto?

Por fim, sabendo que ter dor na panturrilha pode ser infarto, vale a pena conhecer alguns dos outros sintomas desse problema.

E novamente, vale reforçar a importância do atendimento médico caso você apresente qualquer um deles, até mesmo porque o infarto é algo que pode ser repentino, e tem grandes chances de ser letal em alguns casos. Sendo assim, não hesite de procurar por um médico se você estiver com:

Palidez

Fadiga

Desmaio

Suor frio

Náuseas

Problemas respiratórios

Queimação ou dores no peito

Desconforto ou queimação no estômago

Aceleração dos batimentos cardíacos

Dores no abdome, costas ou braços

Leia mais: Atum é carregado, ou ele é benéfico para a saúde? Entenda essa questão

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915