Entidade mundial procura “superinteligentes” e realiza teste de QI em 13 cidades brasileiras

Entidade que reúne pessoas e profissionais de altas capacidades intelectuais promoverá um teste de QI para identificar “superinteligentes”, com altas habilidades/superdotadas, em 13 cidades brasileiras.

Então, no dia 30/7, às 10h, haverá admissão com avaliação de QI (quociente de inteligência) em 13 cidades brasileiras: Araraquara – SP, Belém – PA, Belo Horizonte – MG, Brasília – DF, Campinas – SP, Cuiabá – MT, Curitiba – PR, Fortaleza – CE, Ribeirão Preto – SP, Rio de Janeiro – RJ, Salvador – BA, São Paulo – SP e São José dos Campos – SP.

Podem participar das avaliações as pessoas com 17 anos ou mais e que cursem ou que tenham formação no ensino superior. O local do teste é informado de maneira individual e privada aos inscritos e são presenciais, conforme diretrizes do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Além disso, seguem todos os protocolos de segurança sanitária.

Primeiramente, a associação é afiliada brasileira oficial da Mensa Internacional, principal organização de alto quociente de inteligência (QI), presente em cerca de 100 países e com, aproximadamente, 145 mil membros.

teste de QI superinteligentes
Testes acontecem em 30 de julho, às 10h, e são destinados a pessoas com 17 anos ou mais (Foto: Karolina Grabowska)

Teste de QI: Brasil atinge 2 mil superinteligentes

O Brasil atingiu a marca de 2 mil brasileiros superinteligentes em junho deste ano. Na Mensa Brasil, 163 brasileiros de QI muito acima da média foram admitidos pela instituição antes de completar 18 anos de idade. Segundo mapeamento, a primeira criança entrou na entidade em setembro de 2006, quando tinha 9 anos. Já em setembro de 2011, ingressou na associação um membro ainda mais novo, com 7 anos de idade. Atualmente, há também 56 menores de 18 anos associados à entidade. Além disso, o membro mais idoso foi identificado pela Mensa Brasil aos 72 anos de idade.

Segundo presidente da Associação Mensa Brasil, Rodrigo Sauaia, o tema altas habilidades/superdotação é de suma importância para o País. “Então, a inteligência é ferramenta cada vez mais estratégica para o desenvolvimento e a evolução da sociedade, em todos os campos da vida humana”, explica Sauaia. “Por isso, precisamos identificá-la e fomentá-la no Brasil. Com isso, poderemos usar essas capacidades em benefício dos indivíduos e da humanidade”, completa o presidente.

“Logo, trazer esse tema para a agenda nacional é fundamental para pessoas com alta inteligência, ao proporcionar ambientes que ajudem no desenvolvimento de suas habilidades e potenciais, muitas vezes desconhecidos pelas próprias pessoas, por seus familiares, seus professores e seus colegas de trabalho”, observa Sauaia.

“Por isso, nossa entidade está comprometida em aumentar o conhecimento da população sobre o tema, ampliar a identificação de pessoas com alto QI e criar um ambiente positivo para que possam interagir e se desenvolver”, reforça Sauaia. Ele explica também que alto QI está presente em diferentes etnias, gêneros, classes sociais, níveis de escolaridade, situações econômicas, bem como personalidades com as mais variadas visões de mundo. “Isso faz da nossa entidade um ambiente muito diverso, dinâmico e inclusivo”, comenta o gestor.

Serviço

Teste de admissão e avaliação de alto QI da Associação Mensa Brasil

Data: 30 de julho de 2022, às 10h

O local do teste é informado individualmente aos candidatos confirmados.

Araraquara – SP
Belém – PA
Belo Horizonte – MG
Brasília – DF
Campinas – SP
Cuiabá – MT
Curitiba – PR
Fortaleza – CE
Ribeirão Preto – SP
Rio de Janeiro – RJ
Salvador – BA
São Paulo – SP
São José dos Campos – SP

Para inscrições, acesse o website: https://mensa.org.br/admissao/ ou entre em contato pelo e-mail [email protected].

Sobre a Associação Mensa Brasil

Fundada em 2002, a Associação Mensa Brasil é a afiliada brasileira oficial da Mensa Internacional, a mais antiga e mais prestigiada organização de alto quociente de inteligência (QI) do mundo. Agora, ela congrega pessoas com altas capacidades intelectuais, tendo como único requisito de ingresso possuir QI acima de 98% da população em geral, comprovado por teste referendado de inteligência.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação