Book Appointment Now
Esponja e pincel de maquiagem escondem bactérias, alerta Marília no BBB23
Em conversa com Fred Nicácio no quarto secreto, Marília, que é maquiadora fez um alerta com relação aos pinceis de maquiagem e esponjas. Saiba mais aqui, no SaúdeLAB.
Marília faz alerta com pinceis e esponjas de maquiagem
A conversa do quarto secreto do Big Brother Brasil, na manhã desta quarta-feira (25), foi sobre bactérias. A participante Marília, falava com Fred Nicácio sobre o risco que as esponjas e pincéis de maquiagem representam para a saúde, se não forem higienizados corretamente.
A conversa aconteceu justamente enquanto a sister limpava seu kit de maquiagem. “As pessoas usam as esponjas na pele para espalhar base, por exemplo, e acertam acnes e sujidades, depois guardam. Isso é campo fértil para bactérias”, salientou a maquiadora.
Marília tem razão ao alertar sobre as bactérias, veja estudo
Segundo o estudo “As superbactérias mortais à espreita em mais de nove em cada dez bolsas de maquiagem”, analisou 467 produtos de nécessaires, 79% deles estavam contaminados. De acordo com a Escola de Ciências da Vida e da Saúde da Universidade de Aston, no Reino Unido, os itens mais críticos foram os misturadores, rímel e brilho labial.
A pesquisa liderada pelo Dr. Amreen Bashir e o professor Peter Lambert, avaliou 96 batons, 92 delineadores, 93 máscaras, 107 brilhos labiais e 79 esponjas. Então, os agentes nocivos mais encontrados nesses produtos foram bactérias como Staphylococcus aureus, Escherichia coli e Citrobacter freundii, associadas a doenças e infecções graves.
Entretanto, a pesquisa em esponjas de maquiagens é pioneira, a despeito de serem extremamente populares. Frequentemente endossadas por celebridades, estima-se que mais de 6,5 milhões de esponjas já foram vendidas em todo o mundo.
Além disso, os pesquisadores descobriram que esses produtos são particularmente suscetíveis à contaminação, pois muitas vezes são deixados úmidos após o uso. A umidade e a falta de luz criam um terreno fértil para bactérias nocivas.
“Logo, o perigo está nas más práticas de higiene dos consumidores quando se trata de maquiagem”, destaca Dr. Bashir. “Especialmente esses misturadores, onde encontramos bactérias como E.coli, que está ligada a contaminação fecal”, pontuou ele.
“Deve-se educar os consumidores e a indústria de maquiagem como um todo, sobre a necessidade de lavar pincéis e esponjas regularmente e secá-los completamente”, ressaltou o responsável pelo estudo. Finalmente, ele também alertou para os perigos do uso de maquiagem vencida.