Book Appointment Now
Extrato de orégano: para que serve, contraindicações e como tomar
Você já experimentou o extrato de orégano? À primeira vista, para a grande maioria das pessoas, o orégano não passa de um simples tempero de cozinha. Mas na realidade ele é uma erva com múltiplas propriedades benéficas.
Inclusive, quando na forma de extrato, ele oferece efeitos bem interessantes. Sendo assim, o SaúdeLab vai te ensinar sobre o extrato de orégano, para que serve, suas contraindicações e como tomar ele.
De maneira geral, o extrato de orégano é um produto que concentra os principais compostos e efeitos que o orégano possui. Logo ele acaba sendo considerado um tipo de medicamento ou suplemento.
Isso significa que, independente do quão seguro e simples o orégano seja, o seu extrato precisa ser usado com bastante cuidado. Portanto é bom conhecê-lo melhor antes de tentar experimentá-lo ou incluí-lo no dia a dia.
Para que serve o extrato de orégano?
Primeiramente, na composição do orégano, bem como na de seu extrato, podemos encontrar uma grande variedade de compostos. Dentre eles, boa parte exerce efeitos analgésico, antimicrobiano e antioxidante.
Mas acredita-se que o extrato ainda tenha a capacidade até de estimular a produção de suor e de enzimas digestivas no nosso organismo, deixando claro a versatilidade do produto na nossa saúde. Dito isso, veja a seguir alguns de seus principais efeitos:
- Ameniza cólicas e infecções urinárias
- Combate problemas gastrointestinais
- Ajuda no controle dos níveis de glicose
- Diminui uma série de dores generalizadas
- Elimina certas bactérias, fungos e vírus
- Estimula as atividades do sistema nervoso
- Melhora os processos de digestão dos alimentos
- Auxilia no tratamento de resfriados e gripes
- Combate os radicais livres do organismo
Como fazer para consumir o produto em casa?
Tendo em mente algumas das propriedades do extrato de orégano, fica claro que ele pode fazer maravilhas por nossa saúde. Contudo, antes de tomar ele, conforme fora dito, é preciso ter bastante atenção.
O consumo dele em si é tão simples como o de qualquer outro suplemento. Ele pode ser encontrado na forma de cápsulas em lojas especializadas e similares. Quanto aos cuidados, eles começam na quantidade a ser consumida.
Na grande maioria das vezes, uma ou duas cápsulas diárias do extrato são mais do que suficientes. Elas podem ser consumidas no decorrer do dia, preferencialmente próximo às refeições e longe do horário de dormir.
O problema é que a quantidade varia de uma pessoa para outra. Enquanto uma cápsula pode ser suficiente para alguém, outra pessoa pode precisar de mais de duas. Por isso é bom consultar um médico especialista antes do consumo.
Existe algum tipo de contraindicação para o extrato de orégano?
Por fim, não podemos deixar de notar que uma das grandes vantagens desse produto é a sua segurança. Ele basicamente não apresenta nenhuma contraindicação, fora as mais óbvias.
O extrato de orégano deve ser evitado apenas por crianças pequenas e por mulheres gestantes. E claro, ele também não é recomendado para pessoas que possuem alguma sensibilidade, intolerância ou alergia ao orégano, ou à outras plantas da mesma família.
Leia mais:
- Folha de jamelão é bom para colesterol? Entenda os riscos e cuidados essenciais
- Chá de orégano com limão: confira os seus benefícios e saiba como fazer
- Os surpreendentes 27 Benefícios do Orégano: saiba agora porque ele deve estar sempre por perto
- Chá de orégano dá sono? Saiba como usar seus melhores benefícios