Quem tem 80 quilos está habilitado a fazer cirurgia bariátrica? Entenda

A obesidade e o sobrepeso podem ser grandes inimigos para a nossa saúde e qualidade de vida. Veja mais detalhes dessa cirurgia.

Atualmente, o sobrepeso é um problema grave em diversos países. A má educação alimentar e o consumo excessivo de alimentos industrializados podem levar uma pessoa a precisar de fazer bariátrica. Por outro lado, esse procedimento também chama atenção de pessoas que querem apenas emagrecer. Portanto, venha com o SaúdeLab e entenda se quem tem 80 quilos está habilitado a fazer cirurgia bariátrica e como essa cirurgia funciona.

Sem dúvidas, a obesidade e o sobrepeso podem ser grandes inimigos para a nossa saúde e qualidade de vida. Ambas as condições prejudicam imensamente o bem-estar da pessoa e o funcionamento de seu organismo. Para ajudar a resolver esse problema, é possível optar por fazer cirurgia bariátrica. Porém, é preciso compreender os detalhes por trás desse procedimento e principalmente se, alguém com 80 quilos deve partir para uma cirurgia bariátrica ou ainda buscar outras alternativas.

Como funciona a cirurgia bariátrica?

Antes de mais nada, é muito importante compreender como funciona o procedimento da cirurgia bariátrica. A forma mais empregada pelos cirurgiões é o de bypass gástrico em y de roux. Nela, o estômago é grampeado e reduzido, e uma parte do intestino é separada. Em seguida, essa porção separada é emendada com o estômago pequeno, e o intestino é desviado.

Esse conjunto de alterações muda a rota dos alimentos e do suco gástrico e pancreático, diminui o tamanho e capacidade do estômago, e encurta o intestino. Com isso, ocorre mudanças na expressão de diversos hormônios, que controlam a sensação de saciedade e regulam o funcionamento do pâncreas. Porém, o maior alvo desse procedimento é o hormônio da grelina, que regula nossa fome.

médico mostra prótese do estômago após a cirurgia bariátrica
Veja como fica o estômago, ele é grampeado e reduzido, e uma parte do intestino é separada. Fonte Canva PRO

Quem precisa fazer bariátrica?

Um dos indicadores mais importantes para a realização da cirurgia bariátrica é o Índice de Massa Corporal (IMC). Ele é calculado pela divisão do peso (P) da pessoa e pela sua altura ao quadrado (H²). Ou seja, não é somente o peso que deve ser considerado, mas também a altura da pessoa.

Além do IMC, fatores como idade, doenças associadas ao peso alterado, como hipertensão ou diabetes, por exemplo, e há quanto tempo a pessoa está doente são situações que qualificam essa pessoa para ser operada.

Saiba que pessoas com sobrepeso e obesas, que se enquadram nesses critérios do Ministério da saúde, podem ser indicadas para realizar a cirurgia bariátrica. Confira na tabela abaixo um resumo dos valores de IMC e peso pré-definidos. Uma pessoa com 80 quilos, dependendo de sua altura, pode ser considerada obesa.

Tabela de IMC da Atenção Primária em Saúde/Ministério da Saúde:

Dados IMC para cirurgia bariátrica
Tabela de Indice Massa Corporal (IMC) Ministério da Saúde – Adaptação Canva PRO

Uma pessoa de 80 quilos pode passar por uma bariátrica?

De acordo com Fábio Viegas, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM)- “Pacientes com IMC entre 30 e 35 kg/m² (obesidade leve) podem passar pela operação, desde que tenham doenças relacionadas à obesidade com classificação grave.”

E ainda acrescenta – “Já os pacientes com IMC entre 35 e 40 kg/m² (obesidade moderada) devem apresentar uma das 21 doenças relacionadas a obesidade como diabetes, hipertensão ou apneia. Aqueles que têm IMC acima de 40 kg/m² (obesidade mórbida) podem operar, independente de doenças associadas.”

Concluindo, uma pessoa com 80 quilos pode sim precisar de uma cirurgia bariátrica, mas isso vai depender da avaliação final conforme os fatores de risco e o IMC. E, principalmente, pela avaliação de um profissional especializado na área.

Leia mais: Obesidade e disbiose; conheça a relação entre elas e saiba como evitar