Quais os sintomas de problemas na tireoide? Saiba como o corpo alerta e aja rápido

Se a tireoide funciona demais ou de menos, o fato é que o corpo reage e nos alerta de que algo está errado. Descubra como isso acontece!

Ter qualquer distúrbio na tireoide é algo que nos deixa preocupados. Mas como reconhecer os sintomas? Seja funcionando demais ou de menos, o fato é que o corpo reage. Desse modo, saber quais são os sintomas de problemas na tireoide pode ser imprescindível para procurar ajuda médica ainda no início. Pensando em você, o site SaúdeLab apresenta informações relevantes sobre esse assunto para que saber tudo sobre órgão do corpo.

Descubra quais os sintomas de problemas na tireoide

A tireoide é uma glândula que fica localizada na região do pescoço, se parece com uma ‘borboleta’ e fica localizada no pescoço bem na altura do gogó, ou seja, no Pomo de Adão.

Sua função é a de regular o metabolismo do corpo humano através da produção de hormônios. Ela tem papel fundamental na formação do sistema nervoso da criança e, quanto aos adultos, regular o metabolismo.  Dessa forma, essa glândula interfere na potência com que o corpo vai queimar as calorias e as batidas do coração, por exemplo. Assim os sintomas serão diferentes para disfunção, seja quando tem hipotireoidismo, hipertireoidismo ou mesmo nódulos.

sintomas de problemas na tireoide
Quais os sintomas de problemas na tireoide? Saiba como o corpo alerta e aja rápido – Fonte: Canva pro

Hipotireoidismo e Hipertireoidismo

No caso, quando a tireoide produz menos hormônios do que o necessário, a doença é nomeada de Hipotireoidismo. Ao contrário, quando sua função dela acelera e produz hormônios em excesso, temos o Hipertireoidismo.

O que define cada uma dessas disfunções são os valores anormais de cada hormônio tireoidiano nos exames de sangue. As alterações na glândula da tireoide podem causar diversos distúrbios no corpo todo, mas a seguir será apresentado os principais sintomas de problemas na tireoide e os mais comuns. Portanto, continue lendo e saiba com mais detalhes sobre cada um dos tópicos a seguir.

Leia mais: O que causa osteoporose? Saiba o que fazer para deter o avanço dessa doença

Afinal, como saber se tenho disfunção na tireoide?

Separamos alguns dos sintomas que apontam problemas na glândula tireoide. Observe cada um deles e em caso de suspeitas não hesite em buscar ajuda médica para saber de fato o que está acontecendo com sua saúde.

Cansaço frequente

É muito comum que as pessoas que estão com a doença de tireoide sintam muito cansaço e fadiga. Mesmo dormindo cerca de 8 horas, você ainda sentirá vontade de continuar dormindo, sentindo assim, muito sono ao longo do dia.

Ganho ou perda de peso

Ainda sobre quais os sintomas de problemas na tireoide, o ganho ou perda de peso é outro sinal. Como você pôde ler acima, essa glândula é responsável por regular a velocidade com que o nosso organismo vai queimar as calorias.

Logo, quando a glândula não produz a quantidade necessária de hormônios há um ganho de peso, sendo chamado de hipotiroidismo. Já quando há uma produção excessiva de hormônios é comum a pessoa perder peso, sendo considerado um quadro de hipertireoidismo. Contudo, o médico irá avaliar cada caso e decidir sobre o diagnóstico correto.

 

inchaço no pescoço sintomas de problemas na tireoide
Assim, possível perceber um aumento da região e, as vezes um caroço (nódulo) ou aumento na circunferência do pescoço – Canva PRO

 

Palpitação

Devido a tireoide regular a frequência dos batimentos cardíacos, quando ela não está funcionando da forma adequada, os batimentos cardíacos podem ficar desregulados e você sente palpitações. Além disso, é muito comum que se tenha alterações na pressão arterial, como a hipertensão (pressão alta).

Queda de cabelo

É normal o cabelo cair diante de situações de estresse e durante algumas estações do ano, como a primavera e o outono, isso porque são estações mais quentes. Mas, quando a queda do cabelo se estende por um longo período, há chance de a tireoide não estar funcionando bem.

Dores na região do pescoço

Por fim, sobre quais os sintomas de problemas na tireoide, é muito comum sentir dores na região do pescoço e uma sensação de aperto na garganta. Essa glândula tende a ficar maior, sendo possível perceber um aumento da região e, as vezes um caroço (nódulo) ou aumento na circunferência do pescoço.

Veja também: Quais são os primeiros sinais de Alzheimer? Veja 07 indícios e o que perceber de início

O que fazer?

Dessa maneira, caso você esteja sentindo algum desses sintomas, procure ajuda médica para que possa chegar a um diagnóstico e tratar. Provavelmente o clínico geral ou o endocrinologista, que é o especialista nesses casos, vai examinar sua tireoide e avaliar suas queixas.

Em seguida poderá pedir exames de imagem e laboratoriais para chegar ao diagnóstico definitivo. Quanto ao tratamento, ele poderá ser medicamentoso ou conforme o critério do médico.

Quais os sintomas do NÓDULO NA TIREOIDE?

Assista ao vídeo e acompanhe as explicações da Dra. Simone E. Dutenhefner (CRM: 133784) e entenda mais sobre a glândula da tireoide.