Book Appointment Now
Ficar de cabeça para baixo faz mal? Confira quais são os principais riscos
A princípio, talvez você já tenha ouvido falar, especialmente quanto criança, que não podemos ficar de ponta cabeça por muito tempo. Esse hábito é considerado prejudicial para a saúde por muitas pessoas, porém há também quem fique na dúvida quanto à isso. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, entenda se ficar de cabeça para baixo faz mal, e confira quais são os principais riscos.
Costumamos pensar que ficar de cabeça pra baixo é uma brincadeira ou costume de crianças. Contudo, atualmente, existem muitos exercícios físicos que dependem disso, e que podem ser bastante benéficos para a nossa saúde. Por isso há muita confusão sobre se ficar de cabeça para baixo faz mal de fato, ou se é apenas mito.
O que ocorre no corpo quando ele está de ponta cabeça?
Nosso sistema circulatório é responsável por conduzir sangue por todas as partes do nosso corpo, fornecendo os nutrientes que as células necessitam. Um dos obstáculos para dele é a gravidade, visto que ela aplica uma força sobre o sangue que, na teoria, faria ele acumular em regiões inferiores. Mas o funcionamento do sistema circulatório é feito justamente para superar ela, através do bombeamento do sangue, e de válvulas e musculaturas dos vasos.
Entretanto, quando ficamos de cabeça pra baixo, a circulação passa a enfrentar um problema, que é a falta de válvulas nas artérias e veias na região da cabeça. Com isso, a sangue que chega na cabeça, e que é favorecido pela gravidade, retorna para o coração muito mais lentamente. Esse fenômeno leva ao acúmulo de sangue na cabeça e o inchaço das veias nas regiões, tanto que é por causa dele que nosso rosto fica todo vermelho.
Leia mais: Boca seca pode ser diabetes? Conheça os sintomas e quando buscar ajuda médica
E ficar de cabeça para baixo faz mal mesmo?
Como o nosso sangue fica acumulado na região da cabeça, e os vasos tem dificuldade em movimentar ele, ficar de ponta cabeça causa um certo risco de formação de coágulos. E o grande problema disso é que, de todos os lugares do corpo em que podem se formar coágulos, a cabeça é um dos mais perigosos. Afinal, é nela que está localizado o nosso cérebro, órgão central do sistema nervoso e cujo o funcionamento depende muito de uma boa circulação.
Em suma, ficar de cabeça para baixo faz mal pois as alterações na circulação sanguínea aumentam o risco de coágulos e, consequentemente, AVCs. O perigo é ainda maior para quem já tem alguma condição vascular ou cardíaca prévia, como a hipertensão. Contudo, ficar de cabeça para baixo faz mal também por causa da posição em si, que pode ser problemática para a cervical, postura e articulações do corpo.
Cuidados para aproveitar a posição de forma saudável
Conforme fora dito, existem exercícios físicos, especificamente no yoga, em que nosso corpo é posto de cabeça para baixo, e que são benéficos para a saúde. A posição tonifica o corpo, trabalhando os músculos do glúteos, abdômen e lombar. Mas nesse caso, ficar de cabeça para baixo não faz mal por causa de algumas condições importantes.
Dentre as condições, a mais primordial é praticar o exercício sob a orientação de um profissional, pelo menos até se acostumar. Através dele, é possível conhecer melhor a posição exata que é verdadeiramente saudável. Fora isso, também é preciso ter em mente que nem toda condição de saúde permite essa prática, e que o tempo dela nunca pode ser muito prolongado.
Leia mais: Treinar gripado baixa a imunidade? Entenda se é mito ou verdade