Fim de ano: como desintoxicar o organismo após excessos em confraternizações?

Confira dicas úteis e práticas

Festas, encontros, confraternizações com família, amigos e colegas de trabalho, regados a momentos de descontração e felicidade. E neste clima, comida e bebida costumam ser consumidas com fartura e, em alguns casos, em excesso.  A moderação é a melhor aliada para aproveitarmos as festividades sem pagar um preço alto depois. Entenda como você pode amenizar o problema, aqui no SaúdeLAB.

Excessos de fim de ano

Nas festas, geralmente, é servida uma grande variedade de pratos ricos em açúcares e gorduras e a vontade de provar de tudo pode nos levar a comer mais do que deveríamos. Quando isso acontece, o sistema digestivo fica sobrecarregado e as dores abdominais, má digestão, azia e outros desconfortos podem ocorrer, atrapalhando não só a celebração como o funcionamento correto do corpo.

Mas como evitar que a ressaca e o mal-estar digestivo façam companhia na lembrança do dia seguinte? O Coordenador da Equipe de Clínica Médica 5 da Rede Mater Dei de Saúde, Breno Figueiredo Gomes, explica que não há outra recomendação além da mais elementar possível nesses casos: não exagerar. “Nesta época do ano é complicado  mesmo, e os excessos acontecem. Mas precisamos ter consciência que essas são exceções e não regras”, diz.

Leia também: Festas de fim de ano: especialista traz dicas para manter a qualidade do sono

Como amenizar os exageros?

No entanto, se ainda assim não for possível resistir, medidas reparadoras podem contribuir para restabelecer o corpo à rotina. Para tanto, o médico orienta que o primeiro passo é trocar o exagero de comidas e bebidas por pratos mais leves e de fácil digestão. Também não é recomendável forçar a alimentação nesse período. Além disso, é fundamental manter o organismo hidratado, com água em abundância durante todo o dia. Outra dica é descansar por meio de um sono de qualidade, de pelo menos oito horas. No mais, o próprio corpo se encarregará de se recuperar, com esses insumos de qualidade.

Para quem acredita que vale uma dieta detox frequentemente, de modo a limpar o corpo e voltar a cometer excessos, o médico alerta que, na verdade, o recomendado é evitar se intoxicar. “Não existem dietas e nem medicamentos milagrosos, mas apenas sintomáticos. A presença de substâncias tóxicas, continuamente ou no longo prazo, podem prejudicar sua saúde, seus relacionamentos e o seu trabalho”, orienta. Por isso, retirar o fator causador e promover descanso do organismo são as chaves para a recuperação nesses casos.

Colaboração:

Sobre a Rede Mater Dei de Saúde 

Somos uma rede de saúde completa, com 42 anos de vida, tendo o paciente no centro de tudo e ancorada em três princípios: inteligência e humanização como pilares do atendimento; tecnologia como apoio da excelência; e solidez das governanças clínica e corporativa. Nossos serviços médico-hospitalares estão disponíveis para toda a família, em todas as fases da vida, com qualidade assistencial e profissionais altamente capacitados e especializados. Estamos em expansão, levando para mais pessoas o Jeito Mater Dei de Cuidar e de Acolher. Nossa premissa é valorizar a vida dos nossos pacientes em cada atendimento, disponibilizando o melhor que a medicina pode oferecer.

Unidades

Minas Gerais: Hospital Mater Dei Santo Agostinho, Hospital Mater Dei Contorno, Hospital Mater Dei Betim-Contagem, Hospital Santa Genoveva, CDI Imagem e Hospital Santa Clara

Bahia: Hospital Mater Dei Salvador e Hospital Emec

Goiás: Hospital Premium

Pará: Hospital Porto Dias

Continue a leitura: Planeje-se para enfrentar os exageros do fim de ano

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação