Folha de mamona para inflamação funciona? Saiba quais os cuidados ao usar

Alguém já te disse para usar a folha de mamona para inflamação? Mas, será que é seguro? Sem dúvidas, sem tem um vegetal que é cercado de mitos e receios, esse vegetal é a mamona.

Ela possui diversos tipos de aplicações, porém nem sempre o seu uso é seguro para a saúde. Por isso que, ao empregar ela como um anti- inflamatório, é necessário entender melhor suas propriedades antes. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar se folha de mamona para inflamação funciona, e quais os cuidados ao usar.

De antemão, boa parte do medo de se usar ou consumir a mamona se dá pelo seu fruto. De fato ele tem diversos problemas e compostos que são nocivos para a nossa saúde. Mas não podemos esquecer que a mamona, assim como a grande maioria das frutas e vegetais, compartilha nutrientes por toda a sua estrutura.

Logo precisamos saber se as folhas da mamona conseguem ser úteis, ou se são tão prejudiciais quanto o fruto.

É bom usar folha de mamona para inflamação?

Primeiramente, algo que não podemos deixar de reconhecer é que a mamona tem aplicações variadas para a nossa saúde. Geralmente elas são atribuídas às suas sementes e folhas.

No caso de suas sementes, elas apresentam um composto denominado de ácido ricinoleico. Ele desempenha diversos efeitos no organismo, e dentre eles está o efeito anti-inflamatório. Mas será que a folha de mamona para inflamação é eficaz?

Conforme fora dito anteriormente, frutas e vegetais costumam ter seus nutrientes distribuídos por toda a sua estrutura. Ou seja, as folhas, flores, frutos, raízes e caules de uma planta, dependendo da espécie obviamente, contém nutrientes proveitosos.

Com isso, podemos afirmar que o uso da folha de mamona para inflamação pode funcionar justamente porque a planta em si contém efeito anti-inflamatório, inclusive em suas folhas. Mas, seu uso não é tão simples assim. Aliás, requer muitos cuidados.

Inclusive, seu uso de maneira equivocada pode trazer sérios riscos à saúde.

As folhas de mamona ainda apresentam muitas outras propriedades

A princípio, se você já era familiarizado com o uso da folha de mamona para inflamação, então você provavelmente já sabe que ela promete outros efeitos interessantes. No caso, há quem diga que ela atua como analgésico para dores, combate microrganismos, possui ação purgante, e até mesmo age como contraceptivo.

Porém não vá pensando que todos esses efeitos são garantidos, eficazes ou sequer seguros.

O uso da mamona pode ser extremamente prejudicial

Infelizmente, apesar do uso da folha de mamona para inflamação ser eficaz, e dela ainda apresentar outros efeitos benéficos, não podemos deixar de salientar que ela, assim como o fruto, é tóxico para o nosso organismo.

Tanto o fruto quanto as folhas e sementes apresentam a ricina. Ela é basicamente um tipo de proteína que inibe a produção de proteínas importantes, visto que ela interfere nas atividades dos ribossomos das células do nosso organismo.

No caso das folhas, o problema é ainda maior pois elas apresentam ricinina, um outro composto tóxico que apenas agrava a periculosidade do vegetal. Sendo assim, você até pode usar a folha de mamona para inflamação, em uma compressa por exemplo.

Porém sempre faça isso sob a orientação e atenção de um médico profissional, e evite consumir a planta oralmente, independente dos benefícios que ela promete.

Leia mais:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação