Gelatina incolor tem colágeno: mito ou verdade? Saiba mais sobre ela

A princípio, a gelatina incolor por si só não é uma comida, e sim um ingrediente para diversas receitas. Ela contribui para a textura e consistência de bolos e outras sobremesas, principalmente. Contudo, há quem acredite que ela é uma fonte de nutrientes, como o colágeno. Sendo assim, venha com o SaúdeLab entenda se dizer que a gelatina incolor tem colágeno é mito ou verdade.

O colágeno é um dos principais constituintes da nossa pele, tanto que ele é produzido pelo próprio organismo. Logo, obter ele através da alimentação acaba sendo extremamente benéfico para a saúde e beleza da pele. O problema é que o colágeno não está presente em uma grande variedade de alimentos. Por isso, se a gelatina incolor realmente for fonte desse nutriente, vale a pena tentar incluir ela com mais frequência no dia a dia.

Gelatina incolor tem colágeno: mito ou verdade?

De maneira geral, a gelatina incolor é composta por alguns minerais e, majoritariamente, proteínas. O motivo por trás disso é a sua forma de obtenção, que se resume no cozimento de tecido conjuntivo de origem animal. Esse tecido por sua vez tem as proteínas como um de seus principais componentes. E por incrível que pareça, dentre essas proteínas, o colágeno é bastante significativa.

Sob esse ponto de vista, dizer que a gelatina incolor tem colágeno é uma verdade. Inclusive é por causa dessa característica que ela acaba integrando alguns produtos de beleza. Ou seja, os usos e benefícios da gelatina incolor são proveitosos tanto na cozinha quanto para a saúde.

Por que é importante consumir o colágeno?

Conforme fora dito, o nosso próprio organismo produz o colágeno, visto que ele faz parte da constituição da nossa pele. Entretanto, essa produção de colágeno tende a cair conforme nós envelhecemos. Por isso sofremos tantas mudanças na pele e na aparência com o passar do tempo. Sendo assim, o consumo do colágeno no dia a dia é importante para inibir esse fenômeno e cuidar da pele quando ela já está afetada por ele.

Por outro lado, qualquer um pode consumir o colágeno no dia a dia para aproveitar suas propriedades. Como ele é constituinte da pele, fornecê-lo para o organismo acaba sendo proveitoso independente da idade. Dito isso, confira a seguir alguns dos benefícios de se consumir o colágeno:

  • Fortalecimento da estrutura e saúde óssea
  • Garantia da saúde e beleza das unhas e cabelos
  • Prevenção contra o desenvolvimento de rugas
  • Promoção do desenvolvimento dos músculos
  • Reforça na proteção da saúde cardiovascular

Onde mais o colágeno pode ser encontrado na alimentação?

Agora que você entendeu melhor a questão de se dizer que a gelatina incolor tem colágeno é mito ou verdade, e conheceu os benefícios desse nutriente para a saúde, vale a pena saber onde mais encontrá-lo. Afinal, a gelatina incolor por si só não é capaz de suprir a nossa necessidade de colágeno. Mas novamente, não existem muitos alimentos que apresentam esse nutriente. Com isso, as principais fontes do colágeno acabam sendo as carnes, cartilagens e ossos no geral.

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915