Book Appointment Now
Granola prende ou solta o intestino? Descubra seus verdadeiros benefícios
De antemão, a granola marca presença em muitas dietas saudáveis, graças a riqueza dela em nutrientes. Ela é um alimento bastante leve, sendo perfeita para um lanche da tarde ou café da manhã. Portanto vale a pena aprender um pouco mais sobre os efeitos da granola na saúde. Venha com o SaúdeLab, conheça melhor os benefícios dela, e saiba se a granola prende ou solta o intestino.
Obviamente, a nossa alimentação influencia a saúde do organismo de incontáveis formas. Contudo, alguns órgãos tendem a ser mais impactados por ela do que outros, como é o caso do intestino. O funcionamento dele depende muito dos nutrientes que fornecemos ao corpo, e do tipo de alimento que ele digere. Logo, entender se a granola prende ou solta o intestino é uma questão mais importante do que parece.
Principais propriedades da granola
- Reduz o colesterol: algumas das fibras da granola, denominadas de beta-glucanos, são capazes de diminuir os níveis de colesterol ruim do organismo, o que favorece a saúde cardiovascular.
- Ajuda no ganho de músculos: a combinação de proteínas com carboidratos e gorduras boas fazem dela um excelente alimento para quem se exercita frequentemente. Esses compostos ajudam o corpo a ganhar massa muscular, e promovem o melhor desempenho físico.
- Atua como antioxidante: a vitamina E é um nutriente bem expressivo da granola, e ele exerce efeito antioxidante. Com isso, o organismo pode combater os radicais livres causadores do envelhecimento precoce.
- Favorece o emagrecimento: outra importante função das fibras é a promoção da saciedade após refeições. O efeito parece simples, mas é de grande ajuda para quem deseja perder peso.
Leia mais: Granola é remosa? Será que ela é mesmo saudável?
E a granola prende ou solta o intestino?
Como você pode observar, a granola contém muitos nutrientes e propriedades. Mas para responder à questão de se a granola prende ou solta o intestino, precisamos focar nas fibras em específico. Conforme fora dito, elas ajudam tanto no emagrecimento, quanto na redução dos níveis de colesterol. Mas elas também empenham um função muito importante no funcionamento intestinal.
No caso, através das fibras da granola, as fezes do nosso intestino ganham mais volume. Consequentemente, o trânsito e eliminação delas é facilitado, favorecendo a evacuação. Ou seja, a granola é responsável por soltar o intestino. Mas vale salientar que muitos outros alimentos são fontes de fibras, cujos efeitos no intestino podem variar, e que essa propriedade da granola é melhor aproveitada por quem sofre de constipação intestinal.
Cuidados importantes sobre o consumo da granola no dia a dia
Agora que você sabe se a granola prende ou solta o intestino, resta apenas entender como ela deve ser consumida. Por mais que ela seja considerada um alimento saudável, ela é uma fonte de carboidratos, que são prejudiciais quando em excesso. Inclusive é muito comum a granola ser adicionada de bastante açúcar ou mel, ingredientes que são riquíssimos no mesmo compostos. Portanto, sempre que for preparar granola, tenha moderação na adição desses ingredientes, e no consumo da mesma.
Leia mais: Cenoura prende ou solta o intestino? Por essa você não esperava