Grão-de-bico é carboidrato? Saiba seus reais valores nutricionais

Você muito provavelmente já viu diversas dietas e receitas saudáveis que utilizam o grão-de-bico. Parte dessa popularidade se dá pelas propriedades que ele apresenta. Mas uma questão que deixa muitas pessoas receosas é a de se o grão-de-bico contém ou não muitos carboidratos. Dito isso, o SaúdeLab vai ensinar se o grão-de-bico é carboidrato, e quais são os valores nutricionais dele.

A princípio, um determinado alimento pode ou não ser saudável de acordo com a composição dele. Substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, por exemplo, são sempre muito bem-vindas no nosso organismo. Porém um alimento que contém compostos como esses podem ser prejudiciais se eles também forem fontes de gorduras, carboidratos e outros elementos similares.

Principais propriedades do grão-de-bico

  • Melhora o trânsito intestinal: as fibras presentes no grão-de-bico são indispensáveis para um bom funcionamento do intestino. Elas favorecem o trânsito intestinal e a evacuação das fezes.
  • Ajuda no desenvolvimento de músculos: não é a toa que tantas receitas e dietas fitness incluem o grão-de-bico. Ele é uma grande fonte de proteínas, as quais promovem o ganho de massa muscular.
  • Controla os níveis de colesterol: voltando para as fibras, outra função muito interessante delas é a redução da absorção das gorduras presentes nos alimentos. Isso favorece o controle do colesterol, o que por sua vez beneficia o sistema cardiovascular em muitos aspectos.
  • Mantém o bom humor: o triptofano é um aminoácido extremamente requisitado por quem deseja melhorar o humor, visto que ele ajuda na manutenção do bem-estar.
  • Aumenta a imunidade: por fim mas não menos importante, o grão-de-bico ainda é considerado um aliado do sistema imunológico graças à compostos antioxidantes como a vitamina E e zinco.

Leia mais: Grão de Bico é lowcarb? Conheça os seus benefícios e veja como preparar

E o grão-de-bico é carboidrato mesmo?

De maneira geral, o grande problema dos carboidratos é que, quando em excesso, eles causam o aumento da glicemia e o ganho de peso. Com isso, entender se o grão-de-bico é carboidrato vai influenciar diretamente em como ele deve ser consumido. Portanto confira a seguir alguns dos valores nutricionais para cada 100g dele:

  • Carboidratos: 19,8g
  • Fibras: 7,6g
  • Proteínas: 8,8g
  • Gorduras totais: 2,6g
  • Calorias: 164

Como você pode observar, os carboidratos de fato são um dos compostos mais expressivos do grão-de-bico. Ou seja, até podemos afirmar que o grão-de-bico é carboidrato, e por isso deve ser consumido com moderação. Mas não podemos deixar de notar que as fibras e proteínas também são bem notáveis. Sendo assim, ele não deixa de ser um excelente alimento para a saúde.

Um consumo saudável depende dos hábitos de vida

De fato, o grão-de-bico é carboidrato, mas os benefícios são tão amplas que não tem porque restringir o consumo dele. Obviamente que quem é diabético ou está com sobrepeso deve ter uma maior moderação. Mas se você pratica exercícios físicos com frequência e mantém uma alimentação saudável e balanceada, não há porque se preocupar com os carboidratos do grão de bico.

Leia mais: Pode ou não congelar o grão-de-bico já cozido? Entenda mais sobre

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915