Book Appointment Now
Como guardar um pão caseiro para que fique mais tempo macio? Aprenda truques poderosos
Sem dúvidas, ter um pão caseiro para comer como lanche da tarde é sempre muito bom. O problema é que pães no geral, sejam eles caseiros ou não, podem ser bastante perecíveis. Ou seja, em pouco tempo, o pão que você reservou para tomar com café pode ficar duro. Sob esse ponto de vista, para evitar que isso acontece, o SaúdeLab vai te ensinar a como fazer para guardar um pão caseiro sem deixar ele endurecer.
De antemão, saber como armazenar os pães não é apenas para evitar que ele endureça. Massas no geral, quando não são bem conservadas, podem mofar com facilidade. Com isso, quando um pão caseiro já está endurecido, pode ser que fungos já estejam se estabelecendo nele sem que você sequer perceba. Portanto, é importante aprender as melhores formas de fazer esse armazenamento.
O que influencia no endurecimento do pão?
Primeiramente, antes de falar da conservação do pão caseiro, é preciso entender o que ela combate na prática. No caso, o endurecimento se dá pelo fato de que os pães são feitos, basicamente, por farinha e água. Ou seja, a água é um grande componente da massa. Consequentemente, como ela acaba sendo perdida com o passar do tempo, o pão perde toda a maciez da sua textura.
Por outro lado, outro grande problema em relação ao endurecimento do pão é o bolor. Conforme fora dito, os fungos causadores do bolor podem estar presentes no pão antes que o bolor se manifeste visualmente. Por isso não adianta cortar o bolor do pão fora para comer ele. A partir disso, dependendo de quanto tempo já se passou, o endurecimento do pão pode servir com um grande sinal de que ele já não está bom para o consumo.
Leia mais: Pão Caseiro de Fermentação Natural: receita mais saudável e fofinha
Como prevenir o endurecimento do pão caseiro pronto?
Diferente de pães mais processados e industrializados, o pão caseiro perde água com muito mais facilidade. Com isso, a primeira alternativa para que ele não endureça é colocá-lo em uma sacola ou pote bem vedados, e levar para o congelador. Dessa maneira, a água presente nele será congelada, conservando sua textura. O problema é que, depois de descongelado, ele não pode voltar ao congelador, e deve ser consumido por inteiro.
Por outro lado, o pão caseiro também pode ser conservado sem precisar ser colocado na geladeira ou congelador. Nesse caso, a maciez dele dura menos tempo, mas você pode consumir ele quanto e quando quiser. Como o bolor se desenvolve onde há alimento, umidade e calor, o pão caseiro precisa ficar em um recipiente ventilado. Dessa forma, a circulação de ar permite que o pão respire, evitando o desenvolvimento de bolor e endurecimento.
A massa do pão também pode ser congelada
Por fim, caso você faça pães com frequência em casa, saiba que a massa dele também pode ir para o congelador ainda crua. Dessa forma, você pode preparar ela para usar e consumir quando quiser, visto que a massa congelada dura cerca de 2 a 3 meses congelada.
Dito isso, para congelar a massa do pão caseiro, basta colocar ela dentro de uma sacola plástica e levar ao congelador. Contudo, se você pretende colocar mais de uma massa na sacola, é preciso levar elas ao congelador individualmente antes de juntá-las, para evitar que grudem. Para isso, coloque cada massa em uma tábua e coloque no congelador até ganhar uma certa consistência. Feito isso, você já pode colocar todas elas juntas.
Leia mais: Pão de Cenoura Saudável: versão com poucos carboidratos e livre de trigo