Hérnia de Hiato: entenda as causas e a melhor forma de tratamento

Azia, queimação e refluxo são os sintomas mais comuns da hérnia de hiato. Mas, para não entrar em desespero, o site SaúdeLab apresenta a seguir tudo sobre essa doença, desde quais são as causas até se tem como prevenir. Acompanhe!

O que é Hérnia de Hiato e quais os sintomas?

Para entender o que é a hérnia de hiato saiba que existe um músculo que separa nosso tórax da região abdominal. Logo, o esôfago atravessa essa região, o diafragma, o qual tem apenas uma pequena passagem para que possa ter a troca do esôfago para o estômago para que ocorra a passagem dos alimentos.

Então, quando há um deslocamento dessa estrutura para a região de cima, acima do diafragma, se desenvolve a hérnia de hiato. Desta forma, essa hérnia se caracteriza pelo deslocamento do início do estômago para a região torácica.

Alguns dos sintomas que caracterizam a hérnia de hiato são a azia, queimação na região do estômago e refluxo, mas fique tranquilo que é possível ter esses sintomas mesmo sem ter hérnia. Sendo assim, é muito importante consultar um médico anualmente para saber como está a sua saúde. A seguir você vai descobrir que a hérnia de hiato é subdividida em dois tipos, quais são as causas e muito mais.

Tipos de hérnia de hiato

Hérnia de hiato por deslizamento

A hérnia de hiato por deslizamento é a mais comum, pois nesse caso o esôfago e o estômago se projetam em direção à cavidade que dá passagem ao esôfago.

Hérnia de hiato paraesofágica

A hérnia de hiato paraesofágica ocorre quando o esôfago e o estômago continuam no mesmo lugar, porém o estômago se desloca em direção ao diafragma.

Veja também: Hérnia Inguinal: Quais são as causas? Entenda tudo sobre o problema de saúde

Quais são as causas da hérnia de hiato?

Quais são as causas da hérnia de hiato
Quais são as causas da hérnia de hiato – Imagem: Canva Pro

Entre as causas mais comuns da hérnia de hiato é o envelhecimento, pois com o passar do tempo a musculatura do diafragma passa a ficar mais fraca. Sendo muito comum que essa doença se manifeste a partir dos 50 anos.

Além disso, pode acontecer em alguns casos de nascer com uma má formação nessa região, facilitando assim que o estômago se projete para cima. Mas, tosse crônica e obesidade também podem contribuir.

Como é feito o diagnóstico?

Embora um médico geral possa fazer o diagnóstico, o mais recomendado é consultar um especialista, sendo o gastroenterologista. Esse médico vai solicitar uma endoscopia.

Como é feito o tratamento?

Após receber o diagnóstico, o médico vai recomendar medicamentos antiácidos, mas saiba que nos casos assintomáticos, não é necessário o uso de medicamentos, apenas mudar alguns hábitos.

Tem como prevenir?

Sim, para prevenir você terá que cuidar da sua alimentação, fazer atividade física, evitar dormir com o estômago cheio e dormir com a cabeça elevada.

Veja também: Entenda as causas hérnia de disco? Por que dói? Como é feito o tratamento? Tem como prevenir?

Compartilhe seu amor
Kethlyn Bukner
Kethlyn Bukner

Graduanda de Biomedicina pela Unicesumar no Paraná, também possui quatro anos de experiência na área de Farmácia, através do curso técnico.

Artigos: 362