6 Dicas Infalíveis Para Ter Unhas Fortes, Bonitas e Saudáveis

unhas fortes

Suas unhas são frágeis como papel? Confira dicas preciosas para deixá-las mais fortes do que nunca!

Unhas fortes e bonitas são um sinal não apenas de beleza e estética, mas também de um corpo saudável. Não importa o tamanho e o formato, todos querem mantê-las sadias e resistentes. A boa notícia é que com novos hábitos e boa alimentação é possível sim ter unhas duras e grossas e sem manchas.

Anote as dicas abaixo e aprenda como deixar as unhas saudáveis e bonitas de uma vez por todas:

1. Não corte as cutículas

As cutículas são barreiras naturais da pele. Elas servem para proteger tanto o corpo de bactérias como também a raiz das unhas. O ato de cortá-las cria um trauma no local que resulta em unhas muito mais frágeis nas pontas.

2. Lixar sempre, mas com cuidado

O ato de lixar as unhas evita que elas quebrem com frequência, fato. O formato você escolhe, mas ao lixar, não faça movimentos bruscos e fortes, pois enfraquece a unha. Prefira ir gentilmente, pelos cantos. Se precisar diminuir muito o tamanho, corte antes de usar a lixa.

3. Você é o que você come

unhas-fortes

Como grande parte das questões do nosso organismo, o problema de unhas fracas e quebradiças pode ser resolvido com alimentação. Uma dieta rica nas vitaminas (B, C e E) e minerais (cálcio, zinco e magnésio) certos vai garantir unhas fortes de dentro pra fora.

Anote os alimentos que não podem faltar na sua dieta: carnes magras, salmão, folhas verde escuro, oleaginosas, brócolis, pimentão vermelho, leite e derivados, grãos integrais, laranja, limão, morango, gema do ovo…

Ainda é possível também consumir colágeno hidrolisado em pó, pois ele repõe esse nutriente-chave de cabelos e unhas saudáveis.

4. Suas unhas não são ferramentas

Se não tiver uma tesoura próximo, não use suas unhas para abrir uma carta. Também não use-as para retirar fita adesiva, para abrir lata de refrigerante, enfim… Usar frequentemente as unhas como ferramentas só vai ter dar mais chances para quebrá-las.

5. Hidratar nunca é demais

Unhas hidratadas são mais flexíveis e resistentes à quebra. Hidrate suas mãos, unhas e cutículas sempre que puder, principalmente à noite – pois elas passam um bom tempo sem ter contato com água e outros objetos.

Dica: mantenha um hidratante, cera/óleo de cutículas ou óleo de coco em cima da mesa do trabalho ou ao lado da cama. Beber muita água também é o segredo de unhas fortes.

6. Livre-se das químicas

Prefira esmaltes que não contém certos ativos químicos como formaldeído, tolueno e DBP. Eles podem causar alergias, irritações e ainda deixar as unhas fracas e amareladas. Sorte que o mercado está cheio de opções “3 Free”, “5 Free” e “Hipoalergênicas”. A loja Araújo por exemplo tem uma grande seleção de esmaltes hipoalergênicos.

 

 

 

Fontes: Dra. Roberta Lorenzetti e Nail Art Journal

Imagens: Pexels e Instagram/@paintboxnails