Jantar tarde contribui para obesidade e dificuldade para perder peso; conclui estudo

Observou-se que as pessoas que fazer sua maior refeição próxima ao final do dia, sentem mais fome no dia seguinte

O intervalo de tempo entre a primeira refeição do dia e a última pode ter impactos na saúde e no emagrecimento, conforme apontam dois estudos publicados em 04 de outro de 2022 na revista científica Cell Metabolism.  De acordo com esses estudos e se este intervalo ocorrer em uma janela de até 10 horas podem ser observadas melhorias substanciais na pressão arterial e no colesterol de pessoas com risco de doenças cardíacas. Observou-se também que jantar tarde contribui para mais fome do dia seguinte. Conforme apurou o SaúdeLAB.

O estudo ainda mostrou que comer no final do dia diminui o metabolismo dos alimentos levando a um maior acúmulo de gordura. Nestes casos, levando também a um maior risco de ganho de peso e problemas de saúde. Caso a alimentação seja muito calórica e robusta, o problema pode se agravar.

Interferência do horário das refeições

Durante o estudo, 16 voluntários com sobrepeso ou obesos foram observados por 4 dias alimentando-se apenas com 3 refeições ao dia. Um grupo alimentava-se 09 h, 12 h e 18:20 h, enquanto que outra parte do grupo iria jantar tarde, portanto se alimentava às 13h, 17h e 22:20h. Depois de um período de semanas os grupos foram invertidos. Durante os períodos de análise, os voluntários deveriam registrar como estavam se sentindo com relação a fome e saciedade.

Na análise ficou nítido que o grupo de se alimentava mais cedo tinha mais saciedade e melhores indicadores de saúde. Em outro estudo, observou-se que as pessoas que fazer sua maior refeição próxima ao final do dia. Ou seja iam jantar tarde, sentiam mais fome no dia seguinte, elevando os riscos de obesidade e doenças cardíacas.

Segundo o coautor de um dos estudos Frank Scheer, Ph.D, diretor do programa de cronobiologia médica do Brigham and Women’s Hospital e professos de medicina da Escola de Medicina de Havard “ As novas descobertas sugerem que comer tarde promoveria o ganho de peso”.

“Temos um dos estudos mais controlados e abrangentes para analisar isso”, confirmou. “Assim, conseguimos isolar a influência do horário das refeições” conclui. “Basicamente, ao comer no final do dia, você está lutando contra o seu relógio biológico” disse Scheer.

Leia também: Conheça 10 alimentos que ajudam a dormir melhor

Conclusão sobre jantar tarde

Conforme observado nos estudos, jantar tarde é um problema complexo do ponto de vista do metabolismo e deve ser evitado a todo custo. O ideal é fazer a última refeição do dia o mais cedo possível. Tal cuidado garante um aporte maior de proteínas e menos carboidratos, garantindo assim mais saciedade.

Aliás, no estudo ficou claro que cada indivíduo precisa ser analisado separadamente, mas define-se também que as refeições hipercalóricas e gordurosas precisam sem proibidas durante a noite. O problema não é jantar, mas sim o tipo de alimento e também jantar tarde.

O gengibre ganhou fama de superalimento nos últimos tempos, mas isso não foi à toa! Afinal, vários estudos já mostram seus benefícios para a saúde. Então, neste vídeo, você vai conhecer 6 benefícios incríveis do gengibre e também como usar na culinária.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação