Book Appointment Now
Joelho estalando te incomoda? Veja quais exercícios você deve evitar
Na maioria dos casos, ter um joelho estalando não é motivo para preocupação, pois, de acordo com especialistas, esse fenômeno é comum em boa parte das pessoas adultas. Entretanto, caso isso ocorra frequentemente, é necessário evitar alguns tipos de exercícios, como o SaúdeLab mostrará hoje.
Do mesmo modo, ter um joelho estalando de forma contínua é sinal de que você deve procurar um especialista, seja um ortopedista ou um fisioterapeuta. Assim, veja agora o que evitar e quais exercícios são recomendados para diminuir esse problema.
Veja o que fazer com o joelho estalando: dicas do que evitar
Ter um joelho estalando geralmente é algo comum. Porém, em casos muito frequentes, isso acontece devido a um desgaste ósseo, provocado pela diminuição do liquido sinovial nas articulações. Da mesma maneira, pode ser que você tenha desenvolvido a chamada condromalácia patelar, patologia que acomete pessoas com um “amolecimento” da cartilagem que reveste a parte interna da patela.
De todo modo, é necessário que você procure um profissional para avaliar o tratamento mais adequado para o seu caso. Em especial, caso o estalo nos joelhos seja acompanhado de dor, vermelhidão local ou deformações na região. Ademais, certos tipos de exercícios e atividades também devem ser evitados, como mostraremos a seguir.
Causas do estalamento de joelho
As principais causas do joelho estalando são:
Desgastes na cartilagem óssea
De acordo com especialistas, cerca de 45% das pessoas irão sofrer com desgastes na cartilagem óssea ao longo da vida. Assim, essa patologia pode dar origem a doenças como artrose e condromalácia patelar.
Excesso de peso
Pessoas com obesidade também são mais suscetíveis aos famosos desgastes ósseos. Isso acontece, pois os joelhos acabam sendo submetidos a uma carga superior ao que podem aguentar. Logo é importante entender um pouco mais sobre obesidade e disbiose; conheça a relação entre elas e saiba como evitar.
Desalinhamento corporal
Desalinhamentos do posicionamento do corpo ou problemas de coluna torta também podem causar um desequilíbrio nas articulações, gerando o conhecido joelho estalando. Em consequência disso, os joelhos podem ficar estalando.
Quais exercícios você deve evitar?
De forma geral, os exercícios que tencionam ligamentos e tendões da região do joelho devem ser evitados. Alguns destes são:
- Exercícios na posição ajoelhada;
- Exercícios que demandam uma grande força dos músculos e estruturas da região dos joelhos, como saltos e corridas;
- Qualquer exercício que tencione demais os joelhos, como aqueles com levantamento de peso.
Quais exercícios são recomendados para o auxílio no tratamento de desordens no joelho?
Em contrapartida, alguns exercícios podem contribuir para aliviar o joelho estalando, como por exemplo:
- Agachamentos progressivos, baseados na capacidade muscular da pessoa;
- Exercícios proprioceptivos e de equilíbrio, também indicados de forma progressiva.
Em ambos estes casos, é importante considerar que o nível de intensidade e a quantidade das atividades devem ser prescritos por um profissional adequado, levando em conta as características da patologia e os limites da musculatura e da ossatura do indivíduo. Assim, o problema do joelho estalando poderá ser resolvido da melhor maneira.
E aí, gostou dessa matéria? Aproveite e leia também: Quais os problemas de se fazer atividade física estando doente?