Conservando a lasanha: pode congelar, ou precisa ir na geladeira? Saiba aqui!

Por ser uma receita com muitos ingredientes, a lasanha pode estragar facilmente

Sem dúvidas, a lasanha é uma receita muito saborosa, e perfeita para as refeições em famílias. Contudo, como ela geralmente rende bastante, é normal haver sobras dela. E para evitar o desperdício desses sobras, é importante saber como conservá-las corretamente. Sob esse ponto de vista, venha o SaúdeLab e saiba mais sobre se a lasanha pode congelar, ou se ela precisa ir na geladeira.

A princípio, sempre recorremos ao congelamento para fazer com que as nossas comidas durem por mais tempo. E de fato essa é uma das melhores maneiras de evitar que elas acabem estragando. O problema é que nem todo alimento é apropriado para o congelamento. Alguns perdem todo o seu sabor e textura, ou até mesmo ficam impróprios para o consumo. Resta saber se esse é o caso da lasanha ou não.

A lasanha pode congelar mesmo?

O que deixa alguns receios sobre o congelamento da lasanha é o fato dela ser uma receita um pouco complexo. Afinal, ela tem múltiplas camadas de massa e costuma levar diferentes carnes, queijos e tipos de molho. Mas por incrível que pareça, a lasanha pode congelar de fato, desde que você tenha os devidos cuidados para garantir a segurança e eficiência do processo.

No caso, se sua intenção é congelar sobras da lasanha, basta armazenar elas em um recipiente bem vedado. Dê preferência por recipientes de vidro com tampa, mas se não for possível, um pote de plástico também é suficiente. Agora, se a lasanha precisa ser congelada inteira, você pode optar por congelar ela pronta ou crua, mas a vedação do recipiente também deve ser garantida, e o ideal é que você adicione mais molho que o normal.

Outros cuidados importante no congelamento

Conforme fora dito, a lasanha é um prato que pode levar molhos diferentes. Um deles é o molho branco, que geralmente leva leite e queijo. Apesar de saboroso, não há como dizer que a lasanha pode congelar se ela for feita apenas com o molho branco. Isso se dá pelo fato de que o congelamento separa os sólidos dos líquidos. Esse efeito no molho branco faz com que as gorduras deles sejam separadas, estragando a consistência e textura dele.

Por fim, em relação a praticidade, saiba que a lasanha pode congelar em forminhas de alumínio. Elas são muito empregadas para quem faz lasanha para vendas, mas também é perfeita para conservá-la em casa. Afinal, diferente dos recipientes de vidro e plástico, o alumínio pode ser colocado no forno. Dessa forma, você dispensa o uso do micro-ondas e não precisa transferir a lasanha para outra forma antes de levá-la para o forno.

A geladeira também é muito útil para conservar a lasanha

Não podemos deixar de salientar que o congelamento é um método indicado para alimentos que você pretende consumir a longo prazo. A lasanha, por exemplo, pode durar até 3 meses no congelador. Mas no curto prazo, a geladeira acaba sendo uma opção melhor, visto que conserva mais das propriedades originais. Obviamente que nesse caso, você deve consumir a lasanha dentro de uma semana aproximadamente. E outra utilidade importante da geladeira é para descongelar a lasanha, algo que precisa ser feito se você pretende esquentá-la no micro-ondas.

Leia mais: 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação